pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Curiosidades

ALMA – O maior radiotelescópio do mundo é inaugurado no Deserto do Atacama no Chile

Observatório ALMA em Atacama no Chile

«Hoje será inaugurado o ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array), que é o maior conjunto de telescópios no Deserto do Atacama, norte do Chile, depois mais de dez anos de construção. Esse será o observatório astronómico mais revolucionário e moderno do mundo, permitindo assim desvendar para a ciência os segredos do Universo quanto a sua origem, bem como a origem da vida. Com isso o mundo da Ciência e Tecnologia já pode contar com o maior observatório do planeta. Foram ao todo 15 países envolvidos no projeto e construção.
São ao todo 66 telescópios, sendo que estão operando de forma efetiva 50 deles. A promessa é de que até o final deste ano todos os 66 estejam em plena operação, formando desde já o maior conjunto de telescópios do mundo, bem como o sendo maior observatório.
Com esse novo observatório estima-se que ele terá a capacidade de observar a formação das primeiras galáxias chegando a uma distância de 13 mil anos luz.
Um português que acompanhou de perto todo o projeto, José Manuel Afonso, disse a Agências Internacionais que esse novo conjuntos de 66 telescópios poderá então resolver as principais dúvidas e questões da astronomia.
Nuno Crato, que é ministro da Educação em Portugal, disse para a jornalista da Antenal Carla Pinto, que o país teve participação contundente desde o início do projeto, sendo que faz parte como membro do ESO (Observatório Europeu do Sul). O ministro da Educação deve participar da inauguração do Alma hoje (13) no Chile.»

William Camargo, artigo publicado na página de internet “Folha Paulista”
(13 Março 2013)

Mais em Curiosidades (97º de 97 artigos)

«Até ao final do primeiro semestre de 2018 vai começar a ser construído no aeroporto de Lisboa um novo hub logístico para complementar a rede europeia da DHL e em 2020 já estará pronto para operar ...