pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Curiosidades

Brasil – Aeroportos têm pouco espaço para passageiros

Artoporto 1

«SÃO PAULO – O descompasso entre investimento e demanda pôs os aeroportos brasileiros na lista dos mais lotados do mundo. Nos últimos sete anos, com o avanço da economia e o acesso da classe média ao transporte aéreo, o movimento de passageiros nos terminais saltou 116%. Enquanto isso, o governo federal tropeçou na própria burocracia: conseguiu investir apenas 43% do volume destinado ao setor, de um total de R$ 6,7 bilhões. O resultado não poderia ser mais negativo. Na média, os aeroportos nacionais têm 15% mais passageiros por metro quadrado do que os da Europa; 29% mais que os dos Estados Unidos; e 35% mais que os da Ásia, conforme dados da Coppe/UFRJ em estudo preparado em parceria com o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea). Até a Copa de 2014, quando a expectativa de crescimento da demanda deve alcançar 50%, essas diferenças podem se ampliar. Hoje, o Brasil tem 165 pessoas/ano por m². Em 2014 serão 171.
“O Brasil está fora da tendência internacional que dá mais espaço para os passageiros”, destaca o professor da Coppe/UFRJ, Elton Fernandes. Segundo ele, o País está correndo atrás da demanda. Nem as obras em andamento serão suficientes para resolver a situação. “A solução é investir não apenas na expansão, mas também em tecnologia da informação para reduzir os tempos de operação“, avalia o professor.
Entre os 16 aeroportos das cidades que vão abrigar os jogos da Copa do Mundo, o mais lotado é o de Cuiabá. São 391 passageiros/ano por m². Em seguida, está o Aeroporto de Congonhas, com 300 passageiros/ano por m². A situação do terminal paulistano deve se deteriorar até a realização do evento desportivo, apesar dos investimentos previstos. A expectativa é que o número de passageiros suba para 342.»

artigo publicado na página de internet “Estadão”
(1 Maio 2011)

Artigos relacionados

  • Os 10 melhores aeroportos do mundo, em 2014
  • Brasil - Expo Airport 2011
  • Évora - Fábricas Embraer
  • Brasil - A situação precária dos aeroportos
  • Brasil - Chegou a hora do Trem de Alta Velocidade
  • TAP quer ultrapassar fasquia de 9,5 milhões de passageiros em 2011
Mais em Curiosidades (97º de 97 artigos)

Segundo dados oficiais da ATA – Air Transport Association , o país ficará apenas atrás dos Estados Unidos e da China em termos de passageiros domésticos dentro de dois anos.O salto em dez anos no ...