pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Curiosidades

TAP Brasil – Workshop Internacional de Trem de Pouso, realizado pela BOEING, na TAP Manutenção e Engenharia Brasil

TAP.ME_1

«Rio de Janeiro, 21 de março de 2011 – Em sua sexta edição, o Workshop Internacional sobre Trem de Pouso ( Trem de Aterragem) realizado pela Boeing, nas instalações da TAP Manutenção e Engenharia Brasil (TAP M&E Brasil), reúne clientes das duas empresas para uma discussão sobre os mais recentes avanços tecnológicos que a Boeing desenvolve na área de manutenção de Trens de Pouso ( Trens de Aterragem). Essas inovações, ou mesmo o retreinamento constante de práticas de manutenção já implementadas são formalizados através de documentos de engenharia, no relacionamento dia a dia entre fabricante/operador, porém a aplicação prática desses procedimentos é largamente enriquecida através desses seminários que a Boeing promove ao redor do mundo.
A TAP M&E Brasil, que é líder na América Latina, no segmento de manutenção aeronáutica (MRO – Maintenance, Repair & Overhaul), convidou a Boeing para ministrar o Workshop em suas instalações uma vez que a Empresa possui em sua carteira mais de 50 clientes que operam aeronaves desse Fabricante, com necessidade de manutenção de trens de pouso. Ao longo de mais de 80 anos de experiência, a TAP M&E Brasil é certificada pelas principais autoridades aeronáuticas, como ANAC (Brasil), FAA (EUA) e EASA (UE) para fazer reparo e revisão geral em trens de pouso de praticamente toda a Frota Boeing (727, 737, 737NG, 747, 767, DC10, MD11 e BBJ), de alguns modelos da Airbus, Embraer e ATR, além dos aviões militares C-130, F5 e KC-135.
Durante quatro dias, profissionais do corpo técnico da TAP M&E Brasil (mecânicos, técnicos e engenheiros), de empresas aéreas Brasileiras e internacionais, como TAM, Webjet, GOL, VRG, LAN Airlines (Chile) , Aerolíneas Argentinas, entre outras, discutirão temas específicos dessa área, tais como: mecanização, processos galvânicos, processos de inspeção não destrutiva, melhorias de processo de revisão, processos de montagem, além de outros. O quarto dia fechará o Seminário, com uma visita na Oficina de Trem de Pouso, Galvanoplastia, Oficinas de Componentes e Hangares da Empresa.
Dada a complexidade e amplitude do tema, a Boeing enviou palestrantes de várias áreas relacionadas à manutenção de trens de pouso: Steven Haggerty (Sistemas Fluído-Mecânicos-aeronaves de grande porte), Ricky Lewis (Sistemas de Trem de Pouso – Rodas, Pneus e Freios), Warren Malkowicz (Estrutura de Trem de Pouso – aeronaves de médio porte), Dennis Volosin (Estrutura de Trem de Pouso – aeronaves de grande porte) e Michael Ware (Materiais e Processos).
Este Seminário aconteceu pela primeira vez em 1991 e somando-se as cinco edições passadas, mais de 300 profissionais já foram treinados ou retreinados. Novamente este ano, o Workshop será realizado no Centro de Manutenção de Porto Alegre / RS, onde a TAP M&E Brasil possui seu complexo de oficinas aeronáuticas, incluindo a Oficina de Trem de Pouso, que já realizou manutenção em mais de 2.500 desses componentes. A TAP M&E Brasil, que faz parte do Boeing Business Service, visa com esta iniciativa, aprimorar cada vez mais suas práticas operacionais em trens de pouso e, assim, satisfazer com excelência e de forma completa seus clientes.»

artigo publicado na página de internet “Defesanet – Aviação”
(21 Março 2011)

 

Artigos relacionados

Mais em Curiosidades (97º de 97 artigos)

«Quatro anos após a inauguração, o Aeroporto de Aracati, no litoral do Ceará, deve receber os primeiros voos comerciais em setembro deste ano. De acordo com o Governo do Estado, a companhia aérea ...