pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Ground Handling, América do Sul

A ANAC Brasil, promove na terceira semana de abril, dois encontros sobre Safety e Security

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) promoverá dois eventos relacionados ao tema de segurança das operações aeroportuárias, a “ II Jornada Safety” e o “I Workshop de Segurança Aeroportuária”,

na terceira semana de abril. Os eventos têm como objetivo promover o diálogo entre operadores de aeródromo, operadores aéreos e a ANAC sobre requisitos de segurança aplicados à infraestrutura aeroportuária e, também, a disseminação de melhores práticas no ambiente aeroportuário.

I Workshop de Segurança Aeroportuária:
O evento ocorrerá no auditório do Centro de Treinamento da ANAC, em Brasília (DF), nos dias 17 e 18 de abril e terá como objetivo difundir informações sobre o arcabouço regulatório de AVSEC (sigla para aviation security, que significa segurança contra atos de interferência ilícita na aviação) aplicável aos operadores de aeródromos, de maneira que tenham melhores condições para elaborar e apresentar seus Programas de Segurança Aeroportuária (PSA) à Agência. O evento tem como público-alvo os gestores de segurança dos aeroportos.
O evento conterá na sua programação os seguintes temas:
– Arcabouço Regulatório da Segurança Aeroportuária;
– Instrução Suplementar nº 107;
– Programa de Segurança Aeroportuária;
– Zoneamento de Segurança;
– Equipamentos de Segurança;
– Quadro de Dados AVSEC do Aeroporto;
– Boas Práticas de Elaboração do PSA; e
– Sistema PSA.
– Palestra da Polícia Federal sobre Transporte de Passageiro Armado e Armas de Fogo.

II Jornada Safety
A II Jornada Safety ocorrerá no auditório da sede da ANAC, em Brasília (DF), nos dias 19 e 20 de abril, com o objetivo de orientar os operadores de aeródromo e operadores aéreos sobre os assuntos regulados pela Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária, com foco nos requisitos de segurança operacional.
O primeiro dia do evento terá como tema “Operações e Segurança Operacional em Aeroportos”, contando com as seguintes palestras:
– Certificação e segurança operacional de aeroportos – Ações e Perspectivas para o ano de 2018;
– Processos Normativos (Safety); e
– Projeto Enforcement.
O segundo dia terá como foco o tema “Gerenciamento da segurança operacional de forma integrada entre operadores de aeródromo e operadores aéreos” contendo apresentações sobre:
– Segurança operacional durante obras e serviços de manutenção e a nova sistemática do Informativo de Obras e Serviços;
– Processo de avaliação de Isenção de requisitos de infraestrutura e NESO no âmbito da Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária da ANAC;
– Avaliação de risco da operação em aeroportos com violações na faixa de pista – perspectivas dos operadores aéreos nos pedidos de isenção” ; e
– Apresentações de operadores de aeródromo operadores aéreos.

O evento contará, ainda, com palestras ministradas por operadores de aeródromo convidados pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

 

Mais em América do Sul, Ground Handling (46º de 485 artigos)

Os gerentes de segurança operacional “safety” e diretores de operações das Esatas ( Empresa de serviços auxiliares ao transporte aéreo) que atuam em Guarulhos e noutros aeródromos estiveram ...