A companhia aérea brasileira Azul vai investir mil milhões na compra de 220 jatos elétricos que conseguem descolar e aterrar na vertical
e estão aptos a percorrer 249 quilómetros e a fazê-lo a uma velocidade máxima de 282 quilómetros por hora com capacidade para 6 passageiros e um porão para bagagem.
A compra será feita à start-up alemã Lilium. Ambas as empresas, a vendedora e a compradora, revelaram esta segunda-feira que planeiam construir uma rede de aeronaves que cubra o território brasileiro até 2025.
Os jatos que estão prestes a ser lançados atingiram os 282 quilómetros por hora, e vão ter um alcance de 249 quilómetros. Embora, atualmente, os jatos da Lilium tenham capacidade para cinco pessoas, aqueles a vender à Azul deverão subir o número de assentos para sete. A produção já está completa em mais de 50%. Esta solução surge numa altura de pressão crescente da parte dos legisladores para que a aviação se transforme de forma a ser mais amiga do ambiente.
O CEO da Azul, John Rogerson, espera que a rede de clientes da Azul ajude a criar este mercado dos jatos no Brasil.
Organizado pela Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos – ANEAA, o Airport National Meeting (ANM 2021) é o 1º encontro nacional da indústria de aeroportos, de 29/11 a 2/12 no ...