pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Ground Handling, Europa

A Dachser, multinacional de logística, constrói armazém totalmente automatizado para 52 mil paletes

«A Dachser prepara-se para expandir as suas instalações de logística em Memmingen, na Alemanha, com a construção de um espaço com sistema de armazenamento em altura para alimentos não refrigerados e embalagens para alimentos.

A multinacional de logística irá, assim, investir 25 milhões de euros neste armazém, que se destaca por ser totalmente automatizado e por ter sido projetado para operações sustentáveis e amigas do ambiente, já que será capaz de gerar grande parte da sua própria energia através de sistemas fotovoltaicos e a partir de hidrogénio. O projecto estará completo no verão de 2022.
Com uma área total de 7.500 metros quadrados, as novas instalações destacam-se pelos 32 metros de altura – espaço que permitirá armazenar 52 mil paletes de alimentos não refrigerados e embalagens para alimentos. Totalmente automatizado, o armazém foi projetado para armazenar produtos de movimentação rápida de diferentes clientes com uma alta percentagem de paletes completas.
Por dia, serão cinco mil o total de paletes armazenadas ou retiradas de stock, através dos 22 cais de carga e descarga para camiões e numa área de manipulação de cerca de 2.600 metros quadrados – através de sistemas de transporte automatizados. No nível superior, acima da área de carregamento, 2.300 metros quadrados serão dedicados a operações de separação manual de pedidos (picking) e acabamento.
«Este é o momento de investirmos na maior expansão de sempre do nosso centro de logística em Allgäu», afirmou Thomas Henkel, branch manager, durante a cerimónia de inauguração dos trabalhos. «Os clientes actuais estão a crescer a uma taxa de cerca de cinco por cento por ano e necessitam, por isso, de mais espaço de armazenamento. Além disso, queremos, também, criar a capacidade para novos clientes», concluiu o responsável.
No total, serão 40 os funcionários do centro de Memmingen a trabalhar nas novas instalações com sistema de armazenamento em altura. «As tecnologias de automação inteligente dos processos aliviam os nossos colaboradores – o nosso recurso mais escasso e valioso – de grande parte do trabalho de armazenamento manual ou remoção de stocks, para que possam concentrar-se em serviços de valor acrescentado que são mais exigentes», explica Stefan Hohm, chief development officer (CDO) da Dachser, responsável pela divisão de contract logistics da empresa.
Operação amiga do ambiente e construção sustentável
O armazém é um projecto localizado num dos principais locais dedicados a operações de contract logistics da rede Dachser. A maior parte da energia necessária para a operação do armazém será gerada utilizando um sistema fotovoltaico. Para cobrir os momentos em que este sistema não forneça energia suficiente, o armazém usará electricidade neutra em carbono, 100 por cento da qual será produzida a partir de energia hidroeléctrica.
O novo armazém estará conectado ao sistema de aquecimento urbano de uma central térmica regional, de onde poderá extrair calor e fornecer energia excedente – processo que já é posto em prática no centro de Allgäu desde 2010. Além disso, o objectivo é que a electricidade produzida nas instalações seja utilizada para carregar veículos eléctricos a bateria e, a longo prazo, para a produção de hidrogénio.
Centro de Allgäu é o maior ponto de operação da Dachser no mundo
O centro de logística de Allgäu é o maior ponto de operação da Dachser em todo o mundo. Todos os dias, são movimentadas 3.000 toneladas de alimentos e 2.500 de bens industriais e de consumo, sendo a logística contratual a grande força da filial. Quando as operações arrancarem no novo armazém, no verão de 2022, a Dachser será capaz de oferecer aos seus clientes em Memmingen mais de 200 mil espaços para paletes.»

Mais em Europa, Ground Handling (39º de 1097 artigos)

A DB Schenker anunciou um investimento de 31 milhões de dólares na empresa croata especializada em soluções robóticas e de Inteligência Artificial, Gideon Brothers, para acelerar o desenvolvimento e a ...