pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Ground Handling, Europa

A espanhola Vueling fica com slots da Air France no aeroporto de Paris

«A Comissão Europeia decidiu atribuir à transportadora aérea espanhola Vueling uma carteira de até 18 slots diários no aeroporto de Paris-Orly que pertenciam à Air France.

A medida surge no contexto da recapitalização da transportadora francesa pelo Estado francês, operação que foi aprovada em abril deste ano, com Bruxelas a justificar a medida como sendo um “remédio para possíveis distorções indevidas da concorrência” por causa da ajuda pública.
“Isto permitirá à Vueling expandir as suas atividades num aeroporto altamente congestionando, ajudando a garantir preços justos e uma maior escolha para os consumidores europeus”, afirmou a vice-presidente da Comissão Europeia, Margrethe Vestager, que é responsável pela pasta da concorrência. “Ao mesmo tempo também ajuda a assegurar um apoio de capital significativo para a Air France superar as dificuldades financeiras resultantes da pandemia, sem distorcer indevidamente a concorrência no Mercado Único”, disse ainda.
Bruxelas aprovou o plano de recapitalização da Air France até quatro mil milhões de euros no dia 5 de abril. Os franceses comprometeram-se a ceder até 18 slots (faixas horárias para aterrar e descolar) no aeroporto de Paris-Orly, onde a Air France detém uma presença de mercado relevante.
A Vueling, que bateu outros concorrentes neste processo de atribuição dos slots da Air France, poderá começar a operar novas rotas a partir de novembro de 2021, segundo a decisão da Comissão Europeia.»

 

Artigos relacionados

Mais em Europa, Ground Handling (2º de 1169 artigos)

«Comissão Europeia atribuiu hoje os 18 ‘slots’ da TAP no aeroporto de Lisboa, após imposição para aprovar o plano de reestruturação, à companhia aérea EasyJet,  que ficou em primeiro lugar ...