pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Ground Handling, América do Norte

A Indra no Aeroporto Internacional de Vancouver (YVR) para gerir a plataforma de estacionamento

A Indra, empresa espanhola, fornecerá ao Aeroporto Internacional de Vancouver (YVR) o sistema digital de controle de estacionamento de aeronaves. O Programa de Serviços de Gestão de Plataforma Digitalizada irá melhorar a coordenação dos movimentos das aeronaves em terra,  reduzindo as emissões de CO2. A sua implementação ajudará a otimizar a utilização dos ativos disponíveis no aeroporto e a responder ao aumento do tráfego, que atingiu níveis pré-pandemia. A Indra vai fornecer uma solução completa de torre digital, equipada com um sistema de gestão de movimento e orientação de aeronaves em superfície (A-SMGCS), baseado no sistema InNOVA, e um módulo de torre digital IRTOS, também da empresa e equipado com um sistema multi-mastro que será implementado em 12 locais diferentes para proporcionar uma visão completa dos movimentos das aeronaves no videowall 4k instalado na torre. A Autoridade do Aeroporto de Vancouver faz a gestão da movimentação de aeronaves nas plataformas de estacionamento e o fornecedor de serviços de navegação aérea, NAV CANADA, gere as operações aéreas. Uma vez que uma das tecnologias que a NAV CANADA utiliza é também o sistema A-SMGCS da Indra, isto significa que simplificará a coordenação das operações entre ambos.
“Estamos muito orgulhosos em ser um dos primeiros aeroportos do mundo a digitalizar a plataforma de controlo de estacionamento”, afirma Andy Margolis, Vice-presidente de Operações e Diretor de Operações da Autoridade Aeroportuária de Vancouver. “Os nossos controladores de plataforma precisam e vão ter um sistema fácil de utilizar que garanta total consciência situacional e melhore a comunicação e a partilha de informações. O nosso Programa de Serviços de Gestão de plataforma digitalizada, Apron, vai permitir-nos continuar a melhorar o movimento eficiente de aeronaves dentro e ao redor das plataformas de estacionamento em Vancouver através de práticas de gestão ativa. A sua digitalização também vai melhorar a experiência do passageiro, com melhorias nos procedimentos operacionais e na eficiência. A Indra conseguiu compreender as nossas necessidades e a sua plataforma de torre digital adapta-se perfeitamente a essas necessidades. Confiamos na sua capacidade em oferecer uma solução tecnológica completa e integrada para gestão de tráfego aéreo em plataformas YVR.”
Vancouver é o segundo aeroporto mais movimentado do Canadá e mais de 19 milhões de passageiros utilizaram-no em 2022. É também um centro transoceânico que tira partido da sua localização geográfica para funcionar como ligação entre a América e a Ásia. Os sistemas de gestão de plataformas de estacionamento ou Apron Control Systems já estão em utilização em outros aeroportos importantes do Canadá, como o Aeroporto Internacional Toronto-Pearson e o Aeroporto Internacional de Montreal-Trudeau.
O sistema da Indra baseia-se no sistema de torre digital integrada multi-mast A-SMGCS que está a ser implementado para a HungaroControl e fará de Budapeste o maior aeroporto da Europa controlado remotamente. A Indra contribui para a segurança do tráfego aéreo no Canadá há mais de 20 anos. A empresa entregou mais de 120 sistemas de aterragem e nove sistemas de vigilância terrestre para a NAV CANADA. Este é o primeiro contrato com a Autoridade Aeroportuária de Vancouver.

Artigos relacionados

Mais em América do Norte, Ground Handling (1004º de 1004 artigos)

O novo contrato da Indra com o fornecedor de serviços de navegação aérea húngaro HungaroControl assinala um marco na modernização da gestão do tráfego aéreo. ...