pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Ground Handling, Europa

Aeroporto Berlin Brandenbourg “Willy Brandt” vai ser inaugurado

«Atingido por contratempos técnicos de múltipla natureza, o novo aeroporto Berlin Brandenbourg “Willy Brandt” ultrapassou largamente o orçamento originalmente previsto,

e vai iniciar a sua vida na pior altura possível. Nove anos depois da data em que devia ter aberto, o novo aeroporto de Berlim vai ser inaugurado. E não podia acontecer na pior altura. Com a indústria da aviação a atravessar a sua pior crise de sempre, anos difíceis se anunciam para uma obra que parece estar condenada ao azar desde o início.
Situado a 11 quilómetros do centro da cidade, o aeroporto Willy Brandt – o nome é uma homenagem ao famoso chanceler do pós-guerra que contribuiu decisivamente para a reconciliação da Alemanha e para a sua reintegração no mundo – é um projeto com trinta anos. Apresentado como um modelo de sofisticação tecnológica, foi atingido por contratempos técnicos de múltipla natureza, escreve o jornal “The Guardian”.
Em 2013, por exemplo, constatou-se que toda a iluminação permanecia acesa 24 horas por dia, por ser impossível desligá-la. O diretor técnico do aeroporto explicou então, memoravelmente: “Tem a ver com o facto de ainda não termos progredido o suficiente com o nosso sistema de iluminação para podermos controlá-lo”.
Outros problemas tiveram a ver com as ligações elétricas e com as portas de fogo e os aspersores. No total, a construção ultrapassou em quatro mil milhões de euros o orçamento inicialmente previsto, aos quais se devem acrescentar os 300 milhões que o aeroporto pediu recentemente ao Governo por causa da covid-19, e os demais custos que a redução drástica do tráfego aéreo deverá implicar nos próximos anos.
Criticado ainda pela poluição sonora e por aspetos de design, o aeroporto iniciará oficialmente a sua atividade a 31 de outubro. Neste momento todos os aspetos das operações nos seus 300 mil metros quadrados, desde os mais importante aos quase triviais, estão a ser testados com a colaboração de milhares de voluntários. Talvez as baixas expectativas acabem por ser uma vantagem, dando origem a uma nova surpresa, mas desta vez no sentido oposto.»

Artigos relacionados

Mais em Europa, Ground Handling (61º de 978 artigos)

«Abertura ocorrerá em outubro, nove anos depois da data prevista inicialmente. Projeto foi marcado por falhas graves, explosão de custos e casos de corrupção e manchou imagem da “eficiência ...