pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Ground Handling, América do Sul

Aeroporto da Cidade do México (MEX) a partir de 8 de janeiro de 2024 com 43 movimentos por hora

O governo mexicano vai reduzir o número de voos por hora no aeroporto internacional Benito Juárez (MEX), na Cidade do México, o mais movimentado da América Latina A medida estabelece uma redução temporária de 52 para 43 movimentos por hora no aeroporto da Cidade do México, e cumpre determinação da resolução publicada no final de agosto que declarou a saturação do principal terminal aéreo da capital.
Será a segunda redução imposta pelas autoridades desde a diminuição de 62 para os atuais 52 voos por hora, implementada no ano passado, quando o governo do país citou limitações do espaço aéreo. De acordo com dois estudos encomendados pelo poder público a última redução não foi capaz de impedir a saturação do aeroporto da capital mexicana.
O documento cita que as companhias aéreas passaram a utilizar aviões maiores para responder à crescente procura, resultando em um aumento de 10 milhões de passageiros transportados aos atuais 46,2 milhões de passageiros registados no ano passado.
O aeroporto da Cidade do México movimentou 46.258.521 passageiros em 2022, enquanto o movimento de aeronaves foi de 387.450 voos, ocupando respetivamente a vigésima e décima nona posição entre os 20 mais movimentados do mundo no ano passado.
A decisão é contestada pelas principais companhias aéreas mexicanas, sindicatos e pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). A Aeromexico destaca que a medida afetará passageiros, funcionários e a segurança jurídica para novos investimentos no setor aéreo do país. A IATA questiona o método utilizado para aferir a capacidade, e diz que o principal problema está na deterioração dos dois terminais de passageiros. A diminuição do tráfego aéreo no maior terminal aéreo latino-americano é uma tentativa do presidente Andrés Manuel López Obrador de impulsionar os voos no aeroporto internacional Felipe Ángeles (NLU), conhecido pela sigla AIFA. Inaugurado em março do ano passado e administrado pelo Estado, o número de passageiros no AIFA está 60% abaixo da projeção estipulada no plano diretor do projeto que previa 2,4 milhões de pessoas transportadas a partir do aeroporto localizado a 49 quilômetros da capital do México.

Fonte: Aero Magazine

Artigos relacionados

Mais em América do Sul, Ground Handling (126º de 1070 artigos)

«Durante o ano de 2022, El Dorado (BOG) retomou em 101% as operações em relação a 2019, ano pré-crise sanitária. O aeroporto El Dorado, em Bogotá, movimentou 35,5 milhões de passageiros em 2022, ...