pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Ground Handling, Europa

Aeroporto do Porto com capacidade para 32 movimentos hora em abril de 2020

A Vinci está a investir 15 milhões de euros na reformulação do layout da pista do aeroporto. A ampliação do caminho de circulação implica, na prática, a construção de um caminho de circulação paralelo à actual pista,

de forma a permitir saídas mais rápidas da pista principal. Actualmente, quando um avião aterra no Sá Carneiro, tem de seguir na pista até ao seu final, antes de se aproximar do terminal. Com o desenho do novo layout, e que vai obrigar a obras de ampliação do túnel que actualmente passa por debaixo da pista, serão criadas saídas e entradas na pista, o que reduz a utilização do tempo em que os aviões utilizam a pista.
Quando ficarem concluídas, em Abril de 2020, estas obras vai permitir aumentar em 60% o número de movimentos de aeronaves no aeroporto. Actualmente o aeroporto tem capacidade de fazer 20 movimentos (aterragem e descolagem) por hora. Depois das obras concluídas, essa capacidade passa para os 32 movimentos por hora.“Com adaptações”, terminal terá capacidade de receber 20 milhões de passageiros.
Em 2018 o aeroporto Francisco Sá Carneiro recebeu 11,9 milhões de passageiros, uma subida de 10,7% face ao ano anterior. E no primeiro trimestre de 2019 o crescimento mantém-se, com um crescimento do numero de passageiros processados de 9,5% relativamente ao ano de 2017.
Em 2018 mereceu pela quinta vez, nos seis anos em que existe o galardão atribuído pelo ACI (Airports Council International), a distinção de “melhor aeroporto europeu” na sua categoria – a que vai dos 5 aos 15 milhões de passageiros.

Luísa Pinto , adaptação do texto publicado na página de internet “Público
(26 Abril 2019)

 

Artigos relacionados

Mais em Europa, Ground Handling (1º de 825 artigos)

Os aeroportos portugueses registaram um aumento de 7,2% no número de passageiros no primeiro semestre deste ano, atingindo um total de 27,4 milhões, ...