pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Ground Handling, Europa

Aeroporto do Porto – manutenção do sistema ILS (Instrument Landing System) até ao início de junho

No aeroporto do Porto a manutenção do sistema aproximação por instrumentos – ILS (Instrument Landing System) da pista 17/35 poderá em dias de baixa visibilidade – LVO (Low Visibility Operation) “originar alguns desvios de voos”,

segundo a NAV Portugal. Esta intervenção deverá decorrer até ao início de junho, tendo por objeto o sistema através da qual se realizam a maioria das aterragens.
A ação de manutenção ao ILS do Porto estava “devidamente prevista no calendário das manutenções preventivas e corretivas da NAV Portugal”, foi interrompida “em virtude” da reunião informal dos chefes de Estado e do Governo, realizada no Porto nos dias 7 e 8 de maio de 2021, “tendo sido retomada nos dias seguintes”.
Salientando que a importância daquele instrumento bem como das restantes infraestruturas mantidas pela NAV Portugal “obrigam à realização de constantes intervenções”, sejam preventivas ou corretivas, a empresa aproveita para lamentar os eventuais transtornos provocados por esta ação de manutenção, sublinhando que esta, como todas as restantes ações similares que realiza regularmente, “visam assegurar a total fiabilidade dos equipamentos de assistência ao tráfego aéreo”.
O ILS é um sistema de aproximação que fornece orientação lateral e vertical de precisão às aeronaves em aproximação ou em aterragem numa pista de um aeroporto.

 

Artigos relacionados

Mais em Europa, Ground Handling (167º de 1055 artigos)

O aeroporto de Lisboa com novo recorde 709 voos num só dia, o anterior era de 2018 com 685 voos. ...