pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Ground Handling, Europa

Assistência em Escala 2023 – Aeroporto do Porto (OPO) assiste seis novas companhias aéreas

Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, passa a operar com mais seis novas companhias aéreas: airBaltic, Austrian Airlines, Norwegian, PLAY, SAS Scandinavian Airlines e Sun D’Or, com 14 novas rotas, e ligação a três novos países — Islândia, Letónia e Israel. Além do reforço das ligações com Estocolmo, Shannon, Glasgow, Riga, Reiquiavique e Telavive, e das frequências para Viena, Copenhaga, Berlim, Bristol, Paris (Orly) e Nantes. Outro trunfo da ANA Aeroportos de Portugal é o reforço dos voos diretos de longo curso para Luanda, assim como dos voos charter para Cancun e Punta Cana. Estas novidades surgem no âmbito da estratégica da empresa de “atrair mais rotas e conectividade nesta estação, essenciais para o desenvolvimento e sustentabilidade da atividade turística e económica regional e nacional“.
França, Espanha, Suíça, Reino Unido e Alemanha ocupam o pódio dos principais mercados de passageiros dos aeroportos fora de Portugal. Entretanto, a “ANA | VINCI Airports obteve uma forte recuperação do tráfego no aeroporto do Porto, que serviu mais de 12,6 milhões de passageiros em 2022, representando um acréscimo de 116,3% em relação ano anterior”.
O Aeroporto Francisco Sá Carneiro é uma das estações da VINCI Airports com maior número de prémios de qualidade e reconhecimento internacional. Foi reconhecido como o melhor da Europa na categoria de 5-15 milhões de passageiros, em termos de qualidade de serviço.
Esta infraestrutura do Porto já atingiu o objetivo de zero resíduos para aterro e deverá alcançar as emissões NetZero até 2030, estando em curso a implementação de projetos de eficiência energética, nomeadamente a substituição de iluminação convencional por LED e o fornecimento de eletricidade às aeronaves quando estacionadas. Segundo a ANA, está em curso a renovação de toda a frota de veículos para outros com baixas emissões.

Artigos relacionados

Mais em Europa, Ground Handling (148º de 1418 artigos)

No primeiro trimestre de 2023, passaram pelos cinco aeroportos nacionais um recorde de cerca de 13 milhões de passageiros, ultrapassando em 15% o número registado no mesmo período em 2019 e 55% face ao ...