pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Ground Handling, Europa

Assistência em Escala – 23 companhias aéreas deixaram de voar para o Aeroporto de Lisboa

«O Aeroporto Humberto Delgado lidera a lista das quebras em Portugal no terceiro trimestre deste ano. Segundo a Autoridade Nacional da Aviação Civil, “manteve-se a descoordenação nas respostas dos vários países à forma de processamento dos passageiros dos voos internacionais”
No terceiro trimestre deste ano, 23 as companhias aéreas que habitualmente utilizavam o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, não realizaram qualquer partida ou chegada na infraestrutura. A nível nacional, os meses de julho, agosto e setembro registaram quebras homólogas de 72% em relação ao número de passageiros transportados e é o aeroporto de Lisboa que lidera a lista das quebras, com uma quebra de 76% no número de passageiros transportados.
Segundo os dados divulgados pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) as companhias United Air Lines, Aer Lingus e Delta Airlines realizaram no aeroporto de Lisboa mais de 300 movimentos no terceiro trimestre do ano passado. Já em 2020 não foi registado qualquer movimento.
Com o terceiro trimestre deste ano coincidiu o alívio das medidas restritivas relativamente à covid-19, “concretamente o fim da interditação do tráfego aéreo com destino e a partir de Portugal de todos os voos de e para países que não integram a União Europeia ou que não sejam países associados ao Espaço Schengen, para a sua autorização em função da natureza de viagem essencial”, refere a ANAC no boletim estatístico.
No entanto, “apesar das orientações emanadas pelas entidades reguladoras supranacionais, manteve-se a descoordenação nas respostas dos vários países à forma de processamento dos passageiros dos voos internacionais, um facto que é apontado como um indutor de desconfiança nos passageiros e que compromete a recuperação setorial”.
Olhando para a tabela do número de passageiros transportados, o aeroporto de Faro situa-se logo a seguir a Lisboa, registando quebras de 70,15% relativamente ao período homólogo de 2019.»

Artigos relacionados

Mais em Europa, Ground Handling (107º de 995 artigos)

O aeroporto de Lisboa com novo recorde 709 voos num só dia, o anterior era de 2018 com 685 voos. ...