pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Ground Handling, Europa

Assistência em escala – A Groundforce Portugal passará a denominar-se Menzies Aviation

A Menzies Aviation, empresa britânica detida pela Agility uma holding do Kuwait, concluiu a aquisição de uma participação de 50,1% da Groundforce Portugal que passará a denominar-se como Menzies Aviation.
A conclusão bem sucedida desta transação, mais de 12 meses após o acordo ter sido anunciado pela primeira vez em março de 2023, constitui um marco significativo na recuperação e revitalização da empresa de assistência em escala, com impacto em toda a economia nacional. Reafirma, também, o compromisso da Menzies em reforçar a capacidade de handling para a aviação em Portugal, em parceria com a TAP, que mantém uma participação de 49,9% no negócio.
A marca Groundforce Portugal vai desaparecer e passa a Menzies Aviation, tornando-se parte da maior empresa de serviços de assistência (handling) do mundo, com 45.000 funcionários e operações em mais de 290 locais em 65 países e em seis continentes. A Menzies dará as boas-vindas a mais de 4.000 funcionários que trabalham nos cinco aeroportos: Aeroporto Humberto Delgado (LIS) em Lisboa, Aeroporto Francisco Sá Carneiro (OPO) no Porto, Aeroporto Gago Coutinho (FAO) em Faro, Aeroporto Internacional da Madeira (FNC) e Aeroporto do Porto Santo (PXO) na Ilha do Porto Santo na Madeira.
Juntamente com a TAP, a Menzies Aviation investirá em tecnologia avançada, num movimento estratégico para sublinhar a sua dedicação em elevar os padrões, melhorar a eficiência e assegurar um crescimento sustentado. Também apoiará o desenvolvimento do pessoal à medida que a empresa constrói a sua presença no Sul da Europa.
Hassan El-Houry, Presidente Executivo da Menzies Aviation, afirmou: “O anúncio de hoje é o culminar de um processo de um ano para transferir a propriedade e avançar com a revitalização do sector da aviação português. Estamos empenhados no nosso investimento estratégico na região, preparando o caminho para um futuro onde a inovação e a excelência ocupam um lugar central. Este marco abre um novo capítulo para a Menzies em Portugal e na região do Sul da Europa, e estamos ansiosos por trabalhar em conjunto para fornecer serviços de alta qualidade em toda a rede de aviação do país.”
Philipp Joeinig, CEO do Grupo Menzies aviação disse: “Estamos muito satisfeitos por embarcar num empreendimento emocionante em Portugal, trabalhando com a TAP Portugal e os nossos novos funcionários para fornecer serviços de aviação incomparáveis, mantendo o nosso compromisso com a segurança, proteção e excelência. A integração dos funcionários da Groundforce na Menzies é ansiosamente aguardada, uma vez que a sua experiência será inestimável para promover o crescimento e a expansão do sector da aviação em Portugal.”
Assistência em escala Portugal
1982 – TAP “Departamento de Operações em Terra” (DOT)
1989 – TAP “Direcção Geral de Operações em Terra” (DGOT)
1992 – TAP “Divisão de Handling”
2003 – TAP em abril cria a nova empresa SPdH – Serviços Portugueses de Handling, S.A. que inicia a atividade no dia 1 de outubro de 2003.
2004 – Globalia Corporacion Empresarial, espanhola e dona da Air Europa, compra 50.1% da SPdH e cria em 2005, a nova marca comercial da empresa: a Groundforce Portugal.
2008 – Um consórcio de três bancos (BIG, Banif e Banco Invest) adquire a posição detida pela Globalia
2012 – TAP/SPdH e a PASOGAL
2024 – Menzies Aviation em junho concluiu a aquisição de uma participação de 50,1% da Groundforce Portugal.

Artigos relacionados

Mais em Europa, Ground Handling (29º de 1426 artigos)

Portugal e o mercado da aviação do sul da Europa têm um potencial incrível, que a Menzies Aviation quer reforçar com a sua experiencia de assistência em escala. ...