pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Ground Handling, Europa

Assistência em escala – Aeroporto do Porto (OPO) com obras na pista durante 19 meses

A ANA – Aeroportos de Portugal assinou com a Acciona, o contrato de empreitada da obra de reforço estrutural da pista do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no valor de 50 milhões de euros. Esta intervenção visa o desenvolvimento do aeroporto do Porto, um investimento de qualidade, segurança e desempenho ambiental, permitindo acomodar o crescimento do tráfego futuro.
A empreitada vai ter início no próximo 31 de julho e vai prolongar-se durante 19 meses. Todas as intervenções serão feitas entre as 00h00 e as 06h00, de segunda a sábado, para minimizar o impacto nas operações aeroportuárias. Adicionalmente, vai ser necessário encerrar a pista a 10 de setembro para a execução de trabalhos mais complexos.
Com este investimento, a ANA – Aeroportos de Portugal vai reforçar as condições operacionais do Aeroporto do Porto, sendo esta a maior intervenção realizada na pista desta infraestrutura.
A intervenção será realizada na pista e áreas adjacentes, nomeadamente:

Reforço estrutural do pavimento da pista;
Ajustamento dos perfis longitudinais e horizontais da pista;
Substituição do sistema luminoso de aproximação;
Ajustamento dos perfis das faixas de segurança da pista;
Substituição do sistema de luzes de pista por LED;
Substituição de toda a rede de coletores instaladas na área de intervenção;
Instalação do sistema de luzes de precisão na pista 35, para permitir operações em baixa visibilidade (LVO).

Para Thierry Ligonnière, CEO da ANA – Aeroporto de Portugal, este “é um investimento estrutural relevante que vai contribuir para o desenvolvimento do Aeroporto do Porto e para que continue a ser um dos melhores aeroportos da Europa, de acordo com as opiniões dos passageiros”.
“Este é mais um investimento que fazemos nos aeroportos portugueses que demonstra o empenho das equipas da ANA e da VINCI Airports na promoção da conetividade aérea do país e das regiões e da segurança das operações”, sublinha o CEO da ANA.
O Aeroporto Francisco Sá Carneiro tem sido distinguido, pelos passageiros, nos últimos anos pela sua qualidade de serviço e recebeu recentemente a avaliação de Aeroporto 4 estrelas pela Skytrax

Artigos relacionados

Mais em Europa, Ground Handling (164º de 1426 artigos)

Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, passa a operar com mais seis novas companhias aéreas: airBaltic, Austrian Airlines, Norwegian, PLAY, SAS Scandinavian Airlines e Sun D’Or, com 14 novas rotas, e ...