pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Ground Handling, Europa

Assistência em escala – Gestavia na privatização do handling da SATA Açores

A Gestavia nasceu e cresceu a prestar assistência em escala às aeronaves da Força Aérea dos Estados Unidos, na Base das Lajes, hoje ainda o maior cliente da empresa. Especializou-se entretanto no handling de jatos executivos, tendo já licença para operar em 12 aeroportos e aeródromos em Portugal, aguardando a conclusão do processo de licenciamento de mais 6. Agora quer avançar para a assistência em escala de aviões comerciais, tendo já manifestado ao Governo Regional dos Açores a intenção de participar na futura privatização desta atividade no arquipélago, através de uma carta enviada o mês passado.
A Gestavia foi criada em 2018 pelo piloto e empresário Ricardo Cabral, tendo atingido o ano passado uma faturação de 12 milhões de euros. Emprega 218 pessoas, das quais 105 em Lisboa, onde a empresa assegura, através de um contrato com a Menzies, cerca de 80% do transporte de passageiros entre as aeronaves e o terminal no Aeroporto Humberto Delgado. Ainda que a sede seja nos Açores, a empresa tem escritórios no Aeródromo Municipal de Cascais, onde lidera no handling de jatos privados, segundo o administrador.
A SATA e a Azores Airlines (a empresa do grupo para os voos internacionais e para o continente) ainda fazem o seu próprio handling, mas no início de setembro o Governo Regional aprovou uma resolução que determina “a prática dos atos necessários à separação da unidade económica responsável pelos serviços de assistência em escala (handling) e a sua afetação à SATA Holding, S.A. “Esta medida enquadra-se no Plano de Reestruturação da SATA aprovado pela Decisão da Comissão Europeia, de 7 de junho de 2022, que determina a necessidade de separação da referida unidade económica de modo a torná-la passível de alienação“, acrescenta.
Nota
Caso até 24 de outubro não seja apresentada uma proposta ‘firme’ pelo  Newtour/MS Aviation para a compra da maioria do capital da Azores Airlines, o Governo Regional irá avançar para um processo de negociação particular, em que qualquer interessado, tendo ou não participado no concurso público, pode fazer uma proposta de aquisição da Azores Airlines.

 

 

Artigos relacionados

Mais em Europa, Ground Handling (125º de 1519 artigos)

Menzies Aviation deverá assumir o controlo da Groundforce em abril, culminando o processo de insolvência iniciado em 2021. É essa a expectativa de Hassan El-Houry, o chairman da companhia britânica líder ...