pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Ground Handling, Europa

Assistência em escala – IATA uniformiza processos a nível global com a plataforma IGOM Portal

A IATA (International Air Transport Association) conclui que a plataforma IGOM Portal e o ISAGO Standards Manuals têm vindo a criar uma padronização nos processos de Ground Handling (serviços de assistência em escala), sendo particularmente importantes no rápido aumento das operações aeroportuárias à medida que as restrições da COVID-19 são suspensas.
“IGOM e ISAGO complementam-se na condução da tão necessária harmonização em todo o setor. E o aumento na participação em ambos os programas, à medida que a indústria aumenta suas operações, é uma boa notícia tanto para a segurança quanto para a eficiência. O objetivo de ambos é reduzir o risco, evitar danos e permitir operações padronizadas e sustentáveis”, disse Monika Mejstrikova, Diretora Ground Operations da IATA.
IGOM Portal
(The IGOM Portal is part of the IATA Customer Portal (ICP) which is, in turn, hosted on the Salesforce platform. This user guide includes instructions for people who are already users of the ICP as well as users who are new to the ICP.)
Desde o lançamento do IGOM Portal, em janeiro, 58 companhias aéreas e 11 empresas de serviços de assistência em escala (ground service providers – GSP) subscreveram os seus serviços. O portal permite que as companhias e as empresas de assistência façam interface com o Manual de Operações da IATA. O IGOM (IATA Ground Operations Manual) é o padrão global da indústria para o Ground Handling em todo o mundo. O portal é uma plataforma online onde, tendo o IGOM como referência principal, as companhias aéreas e os GSP podem trocar informações, incluindo quaisquer variações, sobre os seus requisitos de assistência em escala.
“O objetivo é a adoção global de padrões. Os ganhos de eficiência e segurança foram comprovados ao longo do desenvolvimento da aviação. O portal IGOM ajuda a alcançar esse objetivo, tornando mais fácil para as companhias aéreas e GSP gerirem e auditarem a implementação de padrões e entenderem as suas variações. Com 69 organizações a usar o portal, a busca por maior padronização está a ganhar força”, disse Mejstrikova.
O IGOM Portal está disponível gratuitamente para todas as companhias aéreas e GSP/Empresas de handling.
ISAGO
Desde março de 2022, 28 companhias aéreas aderiram à ISAGO, beneficiando assim de 500 relatórios de auditoria disponíveis para complementar as suas atividades auditoras. A ISAGO fornece uma avaliação independente de todos os aspetos da gestão e prestação de serviços seguros de assistência em escala, com base nas normas IGOM.
“O aumento da participação da ISAGO reflete os benefícios da conformidade verificada com os padrões globais. Com mais governos a incluir a ISAGO nos seus programas de supervisão de segurança, podemos esperar que mais companhias aéreas participem. Além das melhorias de segurança, a participação da ISAGO ajuda as companhias aéreas a alocar recursos de forma eficiente”, diz Mejstrikova.
Dados os benefícios da padronização para o desempenho de segurança, a IATA insta os governos a reconhecerem a ISAGO nas suas estruturas regulatórias para supervisão de segurança. A chave entre os muitos resultados positivos são a garantia de que os Sistemas de Gestão de Segurança (SMS) estão a ser implementados pelos GSP/Empresas de handling.

IATA – Ground Handling Makes Progress Towards Standardization, Boosting Safety and Efficiency

Artigos relacionados

Mais em Europa, Ground Handling (136º de 1170 artigos)

A plataforma Enhanced Partner Identification and Connectivity(EPIC) foi criada para simplificar o processo de ligação entre empresas em toda a cadeia de abastecimento de carga aérea. ...