pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Ground Handling, Europa

Assistência em escala – Plano de Recuperação da Groundforce Portugal aprovado por maioria

No seguimento da assembleia realizada a 27 de setembro de 2023, o plano de recuperação da Groundforce Portugal foi aprovado pela vasta maioria dos credores presentes,  tendo sido assim dado mais um importante passo para a recuperação da empresa e a entrada de um novo acionista, Menzies Aviation. O plano foi aprovado com 91,17% dos votos a favor e apenas 0,38% contra, tendo três credores requerido a emissão de voto por escrito, pelo que o apuramento do resultado final ver-se-á concluído no decurso dos próximos dez dias. O presente desfecho, que se traduz no amplo apoio dos credores ao plano apresentado pelos administradores da insolvência, constitui um importante passo para a finalização bem sucedida do processo, assegurando a estabilidade e a robustez necessária para enfrentar os desafios do futuro.
A Groundforce vai passar a ser controlada pela Menzies Aviation (Agility, do Koweit 50,1%) e pela TAP (49,9%). A transportadora mantém-se para já como acionista, mas a prazo sair do capital da empresa de ‘handling’.

Comunicado do Conselho de Ministros de 21 de setembro de 2023
4. Foi aprovado o decreto-lei que estabelece a prorrogação excecional das atuais licenças de assistência em escala atribuídas nos aeroportos de Lisboa, do Porto e de Faro aos atuais prestadores de serviços, assegurando-se que não ocorrem quebras na prestação de serviços.

Nove licenças em três categorias — bagagem, carga e correio e operações em pista — cuja validade termina entre novembro de 2023 (uma das três do Porto) e abril de 2025 (Lisboa).

 

Artigos relacionados

Mais em Europa, Ground Handling (20º de 1418 artigos)

Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) vai avançar com o novo concurso público internacional para os serviços de assistência em escala nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro durante o segundo ...