pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Ground Handling, Europa

Assistência em Escala – primeiro trimestre de 2023 com 13 milhões de passageiros nos aeroportos nacionais

No primeiro trimestre de 2023, passaram pelos cinco aeroportos nacionais um recorde de cerca de 13 milhões de passageiros, ultrapassando em 15% o número registado no mesmo período em 2019 e 55% face ao período homólogo.Segundo o último relatório da Vinci Airports, Portugal é um dos cinco países – juntamente com a Sérvia, México, República Dominicana e Costa Rica – onde se atingiu o recorde de passageiros, entre janeiro e março deste ano. O documento indica ainda que a subida do número de passageiros resulta do “rápido aumento de lugares oferecidos pelas companhias”, tanto de bandeira como as low cost, que operam em Portugal. Um cenário que se sente, sobretudo, no aeroporto de Lisboa, por onde, entre janeiro e março, circularam mais de sete milhões de passageiros. O maior número de sempre, ficando 14% acima dos níveis do ano pré-pandémico e 58% face ao período homólogo. A Vinci/ANA Aeroportos de Portugal diz que este aumento resulta das “excelentes” ligações do Humberto Delgado com países como França, Reino Unido ou Brasil.
A Vinci assinala ainda que a aposta da Ryanair no aeroporto do Funchal – que criou uma base na Madeira em abril do ano passado – levou a um aumento de 44% no tráfego na Madeira sendo este um “destino popular” entre os passageiros. No primeiro trimestre deste ano, passaram pelo aeroporto do Funchal cerca de um milhão de viajantes, 43% acima de 2019 e mais 68% que no mesmo período do ano passado.
Pelo aeroporto do Porto, no primeiro trimestre deste ano circularam quase três milhões de viajantes. Mais 12% face ao mesmo período de 2019 e 50% acima do período homólogo. Em Faro, foram assinalados 1,1 milhões de passageiros, mais 46% face ao período homólogo e 9.6% acima de 2019.
Por fim, nos Açores foram registados 480 mil passageiros no início deste ano, mais 42% quando comparado com o período homólogo e mais 18% que em 2019.

Artigos relacionados

Mais em Europa, Ground Handling (21º de 1337 artigos)

De acordo com dados divulgados pela Vinci, que detém a ANA — Aeroportos de Portugal, todos os aeroportos (Lisboa, Porto, Faro, Funchal, Porto Santo, Ponta Delgada, Santa Maria, Flores e Horta) o número de ...