pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Ground Handling, Ásia e Oceânia

Assistência em escala – resultados da dnata (grupo emirates) em 2023-24

A dnata aumentou o seu lucro em 330% para 1.4 mil milhões de Dirhams (387 milhões de dólares) em 2023-24, apresentando resultados sólidos em todas as suas divisões de negócio (Operações Aeroportuárias, Catering e Retalho e Serviços de Viagens). As receitas totais da dnata aumentaram 29%, atingindo um novo recorde de 19.2 mil milhões de Dirhams (5.2 mil milhões de dólares), impulsionado pelo aumento dos voos e das viagens em todo o mundo. Os negócios internacionais da dnata representam 75% das suas receitas, um aumento de 3%pts em relação ao ano anterior. Durante o ano, a dnata ganhou novos contratos de clientes em todas as suas divisões e trabalhou em estreita colaboração com os seus clientes para apoiar o aumento da atividade de voos e da procura de viagens, especialmente nos seus principais mercados: Austrália, Europa, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e Estados Unidos.
Lançando as bases para o crescimento futuro, os investimentos da dnata em 2023-24 totalizaram 464 milhões de Dirhams (126 milhões de dólares). Os investimentos significativos durante o ano incluíram: novo equipamento de apoio terrestre elétrico e híbrido para as suas operações aeroportuárias, como parte da sua estratégia ambiental, e a expansão das operações marhaba nas Filipinas, Itália e Emirados Árabes Unidos.
Em 2023-24, os custos operacionais da dnata aumentaram 22% para 17.8 mil milhões de Dirhams (4.8 mil milhões de dólares), em consonância com a expansão das operações nas divisões de Operações Aeroportuárias, Restauração e Retalho e Viagens, bem como com a pressão inflacionista contínua em todos os mercados, principalmente no que diz respeito à mão de obra e ao fornecimento de alimentos.
O cash balance da dnata diminuiu 958 milhões de Dirhams para 4.2 mil milhões de Dirhams (1.1 mil milhões de dólares), principalmente devido a 2 mil milhões de Dirhams (545 milhões de dólares) em pagamentos de dividendos ao seu proprietário, ICD, mais o financiamento de investimentos e reembolsos de dívidas. A empresa registou um cash flow operacional positivo de 1.9 mil milhões de Dirhams (507 milhões de dólares) em 2023-24, um reflexo das melhorias substanciais nas receitas.
As receitas das Operações Aeroportuárias da dnata, incluindo o handling em terra e de carga, aumentaram para 8.8 mil milhões de Dirhams (2.4 mil milhões de dólares). O número de voos realizados pela dnata a nível mundial cresceu 9% para 778.026 movimentos; e a carga movimentada aumentou 5% para 2.9 milhões de toneladas, reflexo dos novos contratos ganhos e do aumento da atividade de voo das companhias aéreas clientes da dnata em todos os mercados. Durante 2023-24, a dnata continuou a investir em infraestruturas e nas mais recentes tecnologias para responder às necessidades dos clientes. Integrou drones autónomos nas suas operações nos Emirados Árabes Unidos, implementou soluções baseadas em IA em Singapura e continuou a lançar o One Cargo, o seu avançado sistema de gestão de carga a nível global. A dnata também anunciou que irá expandir as operações para o Aeroporto de Roma Fiumicino, onde a sua subsidiária maioritária, a Airport Handling, ganhou uma licença de assistência em terra válida por sete anos. Para apoiar esta nova operação, a dnata investirá 20 milhões de euros em equipamento de terra novo e avançado.
O negócio de Catering e Retalho da dnata representou 6.5 mil milhões de Dirhams (1.8 mil milhões de dólares) das receitas da dnata, um aumento de 35%. O negócio de catering a bordo forneceu 123 milhões de refeições a passageiros de companhias aéreas, um aumento de 10% em relação ao ano passado, dado que as companhias aéreas suas clientes em todo o mundo restauraram e expandiram as suas operações de voo. A divisão expandiu a sua base de clientes em mercados-chave com notáveis contratos ganhos em 2023-24, incluindo: Sri Lankan Airlines e Turkish Airlines na Austrália (Sydney e Melbourne), China Airlines na República Checa (Praga), JetBlue na Irlanda (Dublin), Biman Bangladeshi Airlines em Itália (Roma Fiumicino), Royal Jordanian no Reino Unido (Londres Stansted) e Etihad Airways nos EUA (Boston). Também alargou a sua rede de retalho aeroportuário com novos pontos de venda de F&B no Aeroporto Internacional Henri Coandă, em Bucareste, na Roménia, e no Aeroporto de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos.

Artigos relacionados

Mais em Ásia e Oceânia, Ground Handling (8º de 1170 artigos)

O Presidente do Grupo Emirates atribui os resultados recorde ao sucesso do modelo de negócio da companhia e ao contínuo crescimento do Dubai. Destacou ainda que os lucros serão reinvestidos para aprimorar a ...