Parceria entre o Instituto Universitário e a companhia aérea TAP visa fomentar uma formação de excelência nos setores da Aviação e Aeronáutica. Criar pontes entre o mundo académico e o universo profissional: é a missão assumida pela Atlântica – Instituto Universitário, que integra oferta formativa em vários ciclos de estudos nas áreas da Engenharia Aeronáutica e da Gestão do Transporte Aéreo. Após unir forças, em outubro do último ano, com a Portugália Airlines, a Atlântica acaba de oficializar a assinatura de um protocolo com a TAP Air Portugal. Com o objetivo de construir uma parceria estratégia para a formação especializada de recursos humanos nos setores da Aeronáutica e Aviação, as duas entidades reconhecem as vantagens do aproveitamento recíproco das potencialidades científicas, técnicas, profissionais e humanas de ambas.
O acordo, que está em fase de implementação, materializa-se no patrocínio ou desenvolvimento de iniciativas conjuntas de interesse comum e com impactos positivos no setor da aviação civil, em particular de natureza académica, de investigação e formação profissional. Enquanto a TAP assume a possibilidade de integrar os alunos da Atlântica no âmbito de estágios e projetos curriculares, o Instituto Universitário demonstra disponibilidade para acolher, em condições vantajosas, os colaboradores da companhia aérea nos seus cursos e ações de formação. Adicionalmente, as duas entidades comprometem-se a colaborar em eventos e atividades de valor para estudantes e profissionais.
“Temos procurado estabelecer sinergias com entidades que permitam a divulgação de informação, a realização de projetos e estudos e a inserção dos nossos alunos na vida profissional”, refere Natália Espírito Santo, diretora geral da Atlântica – Instituto Universitário, que acrescenta: “O protocolo estabelecido com a TAP é mais um passo no desenvolvimento de um núcleo de excelência para a formação de recursos humanos altamente qualificados em aviação civil, que representam uma mais-valia para o setor e para o país”.
João Almeida, diretor interino de Recursos Humanos da TAP, sublinha que “facilitar aos colaboradores regalias e benefícios que contribuam para o seu bem-estar profissional, cultural, económico e social é uma prioridade da empresa”. Sobre a parceria com a Atlântica, indica que “a colaboração com uma instituição reconhecida pela formação nas áreas da Aviação e Aeronáutica representa, para os profissionais, uma oportunidade para desenvolver e aprofundar competências”.
A Atlântica – Instituto Universitário é um dos vários signatários da Aliança para a Sustentabilidade na Aviação (ASA), um projeto lançado pelos ministérios das Infraestruturas e Habitação e do ...