pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Ground Handling, Europa

Bagagem – Trator de bagagem autónomo

Está em fase de testes o primeiro trator autónomo de reboque de carros de bagagem, feito pela Air France, em parceria com diversas empresas.

A esperança é simplificar as operações nos aeroportos de melhorar a velocidade e eficiência no transporte de bagagens de recolha ou entregas nas aeronaves. Conhecido como o trator de bagagem AT135, o veículo começou os testes oficiais no aeroporto de Touluse-Blagnac, na França, no dia 15 de novembro. Inclui uma cabine com banco, volante e todos os controles necessários para um motorista humano. Entretanto, uma observação mais aprofundada mostra algumas atualizações de hardware de um veículo autónomo, incluindo sensores a laser no teto e pára-choques que complementam sensores menos visíveis, como GPS e câmaras frontal e traseira, oferecendo uma visão de 360 graus ao redor do reboque.
Dentro da cabine há uma chave que permite alternar entre os modos manual e autónomo, além de uma tela sensível ao toque de grandes dimensões que exibe um mapa do aeroporto e todos os stands para que o veículo foi projetado. Uma vez carregado, até 25 toneladas de bagagem, um membro da equipe simplesmente toca em qual o stand da aeronave que as malas estão destinadas, e o carro navega autonomamente para seu destino, obedecendo a todas as leis de trânsito do aeroporto. No caso, as normas dentro do aeródromo são: velocidade de até 30 km/h e evitar obstáculos pessoas e ou veículos. Ao ser descarregado, o veículo é enviado de volta pela mesma rota para recolher outro carro de bagagem para outro voo.
O desenvolvimento desse trator autónomo de bagagens é motivado pela segurança e eficiência aprimoradas, que resultarão na remoção de motoristas humanos das rotas. Com acesso a GPS, sensores de longo alcance e até mesmo um conhecimento detalhado de outro tráfego em torno de um aeroporto, esse reboque poderia utilizar a rota mais eficiente para chegar a uma aeronave, minimizando atrasos e erros.

Trator de reboque de bagagem

 

 

 

 

Artigos relacionados

Mais em Europa, Ground Handling (129º de 930 artigos)

Regra geral cada companhia aérea define os limites máximos de peso e dimensão da bagagem na cabine que cada passageiro poderá transportar em função do tipo de aeronave, classe e destino. ...