pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Ground Handling, América do Sul

Brasil – Certificação de empresas de Ground Handling, CRES/Abesata no fórum da ALTA

Durante o fórum da ALTA (Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo), realizado em Cancún, no México, o programa de certificação do Brasil, o CRES (Certificado de Regularidade em Serviços Auxiliares ao Transporte Aéreo), chamou a atenção de players internacionais, como companhias aéreas, aeroportos e prestadores de serviço em terra (assistência em escala) presentes no encontro.
Elber Biondi, Diretor Jurídico da dnata para América Latina, representou a Abesata ao apresentar o CRES. Segundo ele, a conexão da saúde financeira da empresa com a segurança operacional foi o grande destaque da certificação independente. Das entidades presentes, as associações de empresas aéreas do Equador e do México foram as que mais demonstraram interesse na certificação brasileira
Criado há um ano, o CRES já conta com 11 empresas certificadas e está presente em mais de 60% dos aeroportos brasileiros. Além disso, já são 18 aeroportos com acordos assinados para dar preferência à contratação de empresas que possuem a certificação.
O CRES é um programa de autorregulação voluntário que tem como objetivo garantir a segurança operacional, a qualidade e a segurança jurídica na oferta de serviços auxiliares ao transporte aéreo. Para obter o certificado, as empresas devem passar por uma auditoria independente que avaliará seu desempenho em dimensões regulatórias, financeiras, operacionais, entre outras.
“A certificação permite que as ESATA/empresas de ground handling no Brasil atinjam níveis altos de segurança operacional, qualidade e segurança jurídica na provisão de serviços. Isso é uma comprovação de que estão regulares ou em dia com suas obrigações legais, e que possuem uma operação saudável alinhada às melhores práticas mundiais”, disse Paulo Costa, diretor Jurídico e Regulatório da ALTA.

Artigos relacionados

Mais em América do Sul, Ground Handling (68º de 1079 artigos)

A Abesata (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo) foi convidada a participar do Airport Services Association Leadership Forum 2023, na capital grega, nos dias 20 a 22 ...