pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Ground Handling, Europa

Carga aérea – a DHL encomenda à Eviation 12 aviões eCargo Alice totalmente elétricos

«A DHL Express acaba de dar passo pioneiro em direção a um futuro sustentável na aviação: a empresa vai formar a primeira rede elétrica de encomendas Express do mundo.

Para esse feito, a DHL encomendou 12 aviões eCargo Alice totalmente elétricos à Eviation, fabricante global de aeronaves totalmente elétricas sediada na zona de Seattle. Alice, da Eviation, é uma aeronave elétrica que permite às companhias aéreas, tanto de carga como de passageiros, operarem uma frota com zero emissões de carbono. É pilotada por um único piloto, requer no máximo 30 minutos de carregamento por hora de voo, tem um alcance máximo até 815 quilómetros (440 milhas náuticas) e transporta até 1.200 quilogramas.
“Acreditamos firmemente num futuro com uma logística de emissões zero”, afirma John Pearson, CEO da DHL Express. “Por isso, os nossos investimentos têm sempre o objetivo de melhorar a nossa pegada de carbono. No caminho para uma logística com operações limpas, a eletrificação de cada modo de transporte desempenha um papel crucial e irá contribuir significativamente para o nosso objetivo global de sustentabilidade de zero emissões. Fundada em 1969, a DHL Express é conhecida como pioneira na indústria da aviação há décadas. Encontrámos o parceiro perfeito com a Eviation, uma vez que partilha o nosso propósito, e juntos iremos descolar em direção a uma nova era de aviação sustentável.”
“Desde o primeiro dia, estabelecemos um objetivo audacioso de transformar a indústria aeronáutica e criar uma nova era com aviões elétricos”, refere o CEO da Eviation, Omer Bar-Yohay. “A parceria com empresas como a DHL, que são líderes no transporte sustentável de carga, é uma prova de que a era elétrica está a chegar. Este anúncio é um marco significativo na nossa missão de transformar o futuro dos voos em todo o mundo.”
Com a inovação, o desempenho e a sustentabilidade em foco, a Eviation está a criar uma nova era na aviação com a aeronave Alice totalmente elétrica. Espera-se que esta realize o seu primeiro voo no final deste ano, e que chegue à frota da DHL em 2024.
A descarbonização das operações é um dos principais pilares do novo roadmap de Sustentabilidade do Grupo DPDHL, anunciado no primeiro trimestre de 2021. O Grupo está a investir um total de 7 mil milhões de euros até 2030 em medidas para reduzir as suas emissões de dióxido de carbono (CO2), em linha com o Acordo Paris, e os fundos irão, em particular, para a eletrificação da frota de entrega last-mile, para combustíveis sustentáveis para a aviação e para edifícios neutros do ponto de vista climático. De referir que a empresa se comprometeu há 4 anos a alcançar a neutralidade carbónica até 2050.»

Mais em Europa, Ground Handling (18º de 1097 artigos)

A Embraer prossegue estratégia de aposta em «zero emissões de carbono» com avião desenvolvido especificamente para avaliar novas tecnologias e soluções que possibilitem a propulsão aeronáutica 100% ...