pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Ground Handling, Ásia e Oceânia

China – a Spring Airlines implementa o check-in e o embarque “completamente automatizados”

«O aeroporto de Hongqiao, em Xangai, tornou-se o primeiro a utilizar tecnologia de reconhecimento facial em todo o processo que vai desde o check-in do passageiro e das bagagens até aos controlos de segurança e ao embarque.

Por enquanto o sistema ainda só vale para cidadãos chineses e só uma companhia aérea o utiliza, mas é de prever que rapidamente se espalhe.
A companhia em causa, a Spring Airlines, disse que 87% dos 5017 passageiros aderiram ao sistema. As oito máquinas em funcionamento comparam os dados em documentos de identificação com os que recolhem diretamente no passageiro, permitindo reduzir o tempo total de check-in para menos de um minuto e meio – além de, supostamente, aumentarem a fiabilidade dos controlos.
É mais um passo no avanço da inteligência artificial na China, país que se está a afirmar como pioneiro na área. Constantemente surgem histórias na imprensa, por exemplo sobre o reconhecimento facial em estádios e ruas ou em multibancos de Macau, ou sobre fast-foods que permitem pagar unicamente com recurso a essa tecnologia.
A par com a evolução tecnológica vão as preocupações sobre o risco para os direitos humanos. A inteligência artificial tem ajudado a criar um vasto estado policial com implicações sinistras na província de Xinjiang, onde as autoridades recolhem desde impressões digitais e amostras de ADN até tipos sanguíneos e ‘scans’ à íris.
Uma investigadora da organização Human Rights Watch que se ocupa da China explicou: “As autoridades estão a usar a inteligência artificial e biométrica para gravar e seguir pessoas, com propósitos de controlo social. Preocupa-nos o crescente uso e integração de tecnologias de reconhecimento facial pelo país fora, pois fornece cada vez mais informação para as autoridades seguirem as pessoas”»

artigo publicado na página de internet “Expresso
(18 Outubro 2018)

Artigos relacionados

Mais em Ásia e Oceânia, Ground Handling (23º de 553 artigos)

A tecnológica portuguesa Vision-Box vai disponibilizar aos passageiros do aeroporto internacional de Bangalore na Índia uma experiência desde o momento do check-in até ao de embarque sem a necessidade de ...