pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Ground Handling, Europa

Combustível sustentável para a aviação (SAF) – Airbus e TotalEnergies em parceria

A Airbus e a TotalEnergies assinaram uma parceria estratégica para enfrentar os desafios de descarbonização da aviação através de combustíveis de aviação sustentáveis. Alinhada com o objetivo de alcançar as emissões zero da aviação até 2050, esta parceria visa contribuir para a redução das emissões de CO2 do setor, no qual os combustíveis sustentáveis para a aviação (SAF) desempenham um papel fundamental. O SAF (sustainable aviation fuel) fornecido pela TotalEnergies tem capacidade para reduzir até 90% as emissões de CO2 durante o seu ciclo de vida, em comparação com o seu equivalente em combustível fóssil.
Esta parceria aponta como objetivos:
– O fornecimento pela TotalEnergies de combustíveis de aviação sustentáveis para mais de metade das necessidades da Airbus na Europa.
– Um programa de investigação e inovação destinado a desenvolver combustíveis 100% sustentáveis adaptados à conceção das aeronaves atuais e futuras.
– Um estudo sobre o impacto da composição dos combustíveis sustentáveis para a aviação na redução das emissões de CO2 e dos efeitos não relacionados com o CO2, como os rastos de fumo.

Em maio de 2021, o primeiro voo de longo curso num A350 entre Paris e Montreal com SAF produzido em fábricas francesas.
Em novembro de 2021, o primeiro voo de um helicóptero H225, da família “Super Puma”, utilizando 100% de SAF.
Em março de 2023, o primeiro voo do A321neo com 100% de SAF.

Patrick Pouyanné, Chairman and Chief Executive Officer of TotalEnergies, afirma: “O desenvolvimento de combustíveis sustentáveis para a aviação está no centro da estratégia de transição da nossa empresa. É com satisfação que formamos uma aliança estratégica com a Airbus para, em conjunto, contribuirmos para enfrentar o desafio da descarbonização da aviação. A TotalEnergies tem trabalhado arduamente para responder à nova exigência do setor de uma pegada de carbono reduzida. A nossa empresa estabeleceu um objetivo de 1,5 milhões de toneladas de produção anual de SAF até 2030”.

Guillaume Faury, Airbus CEO, comenta: “Acelerar a implantação de combustíveis sustentáveis para a aviação é essencial se quisermos cumprir os objetivos de redução das emissões de carbono da aviação até 2030. Esta parceria entre a Airbus e a TotalEnergies demonstra a vontade dos fabricantes do setor aeroespacial e dos principais produtores e fornecedores de energia de trabalharem em conjunto para enfrentar este desafio. Estamos determinados a cumprir os nossos objetivos de descarbonização e a garantir que a aviação possa continuar a desempenhar o seu valioso papel para a sociedade no futuro.”

Artigos relacionados

Mais em Europa, Ground Handling (34º de 1407 artigos)

A Airbus entregou 735 aeronaves comerciais a 87 clientes em todo o mundo, em 2023, o que demonstra um forte desempenho apesar do ambiente operacional complexo. O setor de Aeronaves Comerciais registou 2319 ...