pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Ground Handling, Europa

Comissão Europeia propôs procedimento único em segurança nos aeroportos

«A Comissão Europeia propôs o estabelecimento de um procedimento único de certificação da União Europeia (UE) dos equipamentos de segurança usados para rastreio nos aeroportos.
Com a introdução de um certificado da UE, a aprovação de um equipamento de rastreio num Estado-membro é extensível a qualquer outro, através de um sistema europeu de reconhecimento mútuo dos equipamentos de segurança.
Com esta medida, Bruxelas quer contribuir para superar a fragmentação do mercado, reforçar a competitividade da indústria europeia da segurança e melhorar a segurança aérea em toda a Europa.
Os equipamentos de rastreio utilizados para fins de segurança da aviação são os equipamentos de segurança utilizados no rastreio de pessoas (passageiros e pessoal do aeroporto), bagagens de cabina, bagagens de porão, fornecimentos, carga e correio aéreos.
A legislação da UE em matéria de equipamentos de rastreio utilizados para fins de segurança da aviação tem por base normas elaboradas pela Comissão Europeia e adaptadas em função da evolução das ameaças e da avaliação dos riscos.
No entanto, a legislação da UE não prevê atualmente um procedimento de reconhecimento automático de certificação de equipamentos de segurança, o que implica que os equipamentos certificados num Estado-Membro podem ser colocados no mercado nesse país, mas não no conjunto da UE.
Os equipamentos de segurança utilizados no rastreio de pessoas, bagagens de cabina e mercadorias no setor da aviação representam um volume de negócios anual de 14 mil milhões de euros a nível mundial, dos quais 4,2 mil milhões de euros correspondem à UE, segundo dados de Bruxelas.
Atualmente, o mercado interno da UE para estes equipamentos de rastreio encontra-se fragmentado devido aos diferentes procedimentos nacionais de certificação.»

artigo publicado na página de internet “Noticias ao Minuto
(7 Setembro 2016)

Artigos relacionados

Mais em Europa, Ground Handling (179º de 801 artigos)

A Securitas e a Prossegur recrutam Assistentes de Portos e Aeroportos (APA – A) para vigilância aeroportuária nas operações do transporte aéreo, quer na vertente “safety” quer na vertente ...