pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Ground Handling, Europa

DHL Express transporta rinoceronte-negro num Boeing B757-200 cargueiro

«A DHL, empresa líder mundial em logística, finalizou mais um projecto de grande envergadura com o transporte de um rinoceronte-negro, de nome Eliska, desde a República Checa, até ao seu habitat natural, na Tanzânia. A fêmea de 3 anos foi transferida para um parque natural na Tanzânia no âmbito de um projecto de conservação gerido pelo George Adamson Wildlife Preservation Trust, com o objectivo de ajudar os animais em risco de extinção, a crescer e a prosperar no seu habitat natural.
“O transporte da Eliska, até à Tanzânia, dá continuidade a uma tradição de que a DHL Express muito se orgulha, de apoio internacional para a preservação de espécies” afirmou Ken Allen, CEO da DHL Express. “Ficámos muito entusiasmados com a oportunidade de podermos transportar este belo animal para casa, em África, e de participar neste complexo projecto para ajudar a recuperar esta espécie, em risco de extinção. Estes projetos, onde não há margem de erro, são também uma oportunidade para demonstrarmos o poder da rede global da DHL e a experiência dos nossos especialistas internacionais certificados.”
O transporte foi supervisionado por uma equipa internacional da DHL – a fêmea, de 900 kg, foi transferida do ZOO Dvur Kralove, na República Checa, para o principal Hub da DHL na Europa, em Leipzig, na Alemanha. Num avião de carga Boeing 757-200, especialmente adaptado para transporte de animais, fez uma viagem de mais de 6500 quilómetros até ao Aeroporto de Kilimanjaro na Tanzânia, de onde foi transferida, por camião, para a sua nova casa. Ao longo do percurso, foi acompanhada e monitorizada por uma equipa de apoio, incluindo o Dr. Pete Morkel, um dos melhores veterinários de rinocerontes-negros do mundo.
“Ficámos muito satisfeitos por podermos contar o apoio da DHL neste projecto, uma vez que apenas queríamos confiar a Eliska a parceiros que conseguissem garantir um transporte absolutamente seguro e sem problemas”, afirmou Tony Fitzjohn OBE, Director de Campo do The George Adamson Wildlife Preservation Trust. “Ter o apoio de uma equipa de especialistas, muito experiente em transporte internacional, permitiu-nos que nos concentrássemos apenas no conforto e bem-estar da Eliska e na garantia de que iniciava a sua nova vida em África da melhor forma possível.”
Os rinocerontes-negros orientais são um dos grupos de mamíferos mais ameaçados, com a caça ilegal em grande escala durante o final do séc. XX a conduzir a uma redução significativa da espécie de rinocerontes-negros em África. “A partida da Eliska é um momento agridoce para o ZOO Dvur Kralove. Custa-nos dizer adeus a um dos nossos animais, mas ao mesmo tempo, é extremamente gratificante termos desempenhado um papel neste importante projeto de preservação”, afirmou Premysl Rabas, Administrador do ZOO Dvur Kralove.
Ao longo dos últimos anos, a DHL tem apoiado vários projectos de preservação, incluindo o transporte de três rinocerontes-negros do Reino Unido para a Tanzânia, em 2012, e a entrega de dois raros tigres-de-sumatra da Austrália e dos EUA para o Zoo de Londres, no mesmo ano, como parte de um programa de reprodução de espécies. Um projecto de 2013, que implicou o transporte de dois pandas gigantes da China para a Bélgica, teve o desfecho perfeito, em Junho de 2016, com o nascimento de uma cria de panda.»

artigo publicado na revista “Cargo Edições”
(30 Junho 2016)

Eliska the Rhino flies home, thanks to DHL

Artigos relacionados

Mais em Europa, Ground Handling (548º de 592 artigos)

«A DHL foi responsável pelo transporte de dois pandas gigantes, numa viagem de mais de 8 mil kms, desde Chengdu, na China, até Bruxelas, na Bélgica. A fémea, Hao Hao, e o macho, Xing Hui, ambos com 4 ...