pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Ground Handling, Europa

Grupo Lufthansa e Fraport juntam esforços na iniciativa E-PORT AN em prol do meio ambiente

«No hub global do Aeroporto de Frankfurt, o operador do aeroporto Fraport e o Grupo Lufthansa estão a juntar esforços, trabalhando conjuntamente na iniciativa E-PORT AN, que visa introduzir mais veículos eléctricos no processo de movimentação/assistência em terra de aeronaves, reduzindo assim o impacto ambiental das operações aeroportuárias. A revista Air Transport Wold reconheceu este compromisso com o “Eco-empresa Parceria do Ano”, conferido no 42º Annual Airline Industry Achievement Awards, em Singapura.
“O Grupo Lufthansa e a Fraport demonstram como trabalhar em conjunto pode ser uma vitória para ambas as partes, bem como para o meio ambiente. Felicito-os sinceramente por esta iniciativa”, declarou a editor-chefe da Air Transport World, Karen Walker. Afirmam as partes envolvidas que o prémio pode ser visto como um reconhecimento dos esforços de todos os parceiros activos na iniciativa. A tarefa de movimentação de aeronaves (assistência em escala) envolve até 20 veículos diferentes.
Explica o comunicado que a substituição, gradual, dos processos de tratamento individuais por tecnologias com motor eléctrico, não apenas reduz a pegada de carbono, mas também leva a melhoria das condições de trabalho no terreno. Actualmente, existem três rebocadores de aeronaves híbridas – conhecidos como TaxiBots – incorporados na Lufthansa LEOS (companhia de suporte no terreno). Além disso, a Lufthansa LEOS realiza testes de certificação num eSchlepper, que é o primeiro veículo do mundo capaz de manobrar, inteiramente via energia eléctrica, aeronaves com o tamanho de um Airbus A380.
Os veículos eléctricos são especialmente adequados para utilização em aeroportos, onde a maioria das viagens são de curta duração. Cerca de 10 % dos 3.000 + veículos motorizados da Fraport AG são movidos a energia eléctrica (incluindo veículos utilizados no tratamento de aeronaves, tais como veículos de correia transportadora, carregadores de paletes e pequenos tractores de bagagem). O projecto E- PORT AN é apoiado pelo Ministério Federal Alemão de Transportes e Infra-estrutura Digital.»

artigo publicado na revista “Cargo Edições”
(4 Março 2016)

Artigos relacionados

Mais em Europa, Ground Handling (301º de 968 artigos)

Prestar assistência nos terminais de bagagem, de carga e na placa no que respeita, nomeadamente ao armazenamento e acondicionamento de cargas, encaminhamento de bagagens e passageiros e ao carregamento, ...