pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Ground Handling, Europa

O aeroporto de Madrid (MAD) vai aumentar a capacidade aeroportuária em 28% até 2031

O Aeroporto Internacional Adolfo Suárez/Madrid-Barajas (MAD) vai aumentar a sua capacidade em 28% até 2031, para 90 milhões de passageiros anuais, na sequência de um investimento de 2.400 milhões de euros, “Com este investimento, vamos fortalecer a liderança do ‘hub’ com a América Latina e vamos desenvolver o ‘hub’ com a Ásia, com novas rotas e linhas, essa é a nossa ambição”.
Trata-se do “maior investimento da última década em infraestruturas aeroportuárias em Espanha”, disse Sánchez, durante uma visita à Feira Internacional de Turismo de Madrid (FITUR), considerada a maior do mundo do setor. “Vamos transformar o aeroporto de Madrid num dos maiores aeroportos da União Europeia e, portanto, do mundo, com vocação de se consolidar como centro de ligações entre a Europa e a América Latina e também a Ásia”, acrescentou.
Depois de sublinhar que em 2023 Espanha alcançou números recorde de turismo, tanto a nível de visitantes, como de receitas e de emprego no setor, Sánchez considerou que as infraestruturas são determinantes para o país ser e continuar a ser “uma potência mundial de turismo”.
Espanha, realçou, tem uma rede de comboios de alta velocidade que é “das melhores do mundo” (é considerada a maior a seguir à da China), assim como “bons aeroportos”, estando os de Madrid e Barcelona já “entre os maiores da Europa em número de passageiros”.
Segundo afirmou, o aeroporto de Madrid gera atualmente, de forma direta ou indireta, quase 10% do Produto Interno Bruto (PIB) da região de Madrid e a ampliação  “vai traduzir-se num forte crescimento de capacidade e de rotas”, assim como na criação de milhares de empregos novos.
Os aeroportos de Espanha tiveram em 2023 um recorde de 283,2 milhões de passageiros (turistas e não só), revelou a empresa AENA, que gere os 48 aeroportos civis do país. Mais de 180 milhões de passageiros chegaram em voos internacionais (um aumento de 18,2% em relação a 2022). Nos voos domésticos o aumento foi de 12,6%. O aeroporto de Madrid foi o que teve maior número de passageiros no ano passado (60,2 milhões de pessoas, mais 18,9% do que em 2022), seguido pelos de Barcelona (49,9 milhões, mais 19,9%).
Visão – Aeroporto de Madrid vai aumentar capacidade para 90 milhões de passageiros até 2031

Artigos relacionados

Mais em Europa, Ground Handling (71º de 1418 artigos)

A gestora aeroportuária Aena aprovou a adjudicação do serviço de segurança privada para os 46 aeroportos e 2 heliportos da rede em Espanha para os próximos quatro anos. ...