Dubai quer ser a casa do maior aeroporto do mundo. O Al Maktoum International Airport (IATA: DWC) localizado em Jebel Ali (37 km a sudoeste) no Dubai, Emirados Árabes Unidos, foi inaugurado em 27 de Junho de 2010 para o transporte de carga e em outubro de 2013 iniciou as operações de passageiros. Este novo aeroporto, a cerca de 37 quilómetros a sudoeste do centro do Dubai, foi concebido para se tornar, num futuro próximo no maior e mais movimentado do mundo capaz de receber mais de 160 milhões de passageiros por ano, bem como 12 milhões de toneladas de carga.
A ideia é que o Al Maktoum seja a peça central de um projeto chamado Dubai South, que prevê a criação de uma cidade totalmente nova numa área de 145 km² a sul de Dubai. Esta “aerotrópolis” terá bairros, cada um destinado a uma indústria ou atividade específica, além de complexos residenciais e comerciais – Dubai Logistics City, Commercial City, Residential City, Aviation City e Golf City.
O plano é maximizar a capacidade atual através «da aplicação de tecnologia inovadora e de remodelações para repensar a utilização do espaço», diz Griffiths, acrescentando mais 20 milhões de passageiros à atual capacidade anual do Dubai International de 100 milhões de passageiros.
«Esta expansão não só acomodará o crescimento a curto prazo, mas também nos dará tempo adicional para traçar estratégias para a expansão faseada do Dubai World Central. As nossas previsões de passageiros para 2023 são de 86,8 milhões, com projeções de 88,2 milhões e 93,8 milhões para 2024 e 2025, respetivamente», acrescenta.
«Não estamos a planear um aeroporto com terminais», disse ele. »Vamos mudar completamente o modelo de negócios dos aeroportos, torná-los muito mais íntimos e desfazermo-nos de todos os processos herdados aos quais tivemos que sujeitar os nossos clientes durante muito tempo».
O aeroporto será a peça central de um projeto muito maior, denominado Dubai South, que prevê a criação de uma cidade totalmente nova numa extensão de deserto de 145 quilómetros quadrados, a sul do Dubai. O aeroporto tem quatro pistas adicionais, com capacidade para aterragens simultâneas 24 horas por dia.
A Emirates criou uma ponte aérea humanitária entre o Dubai e a Índia para transportar itens médicos e de socorro urgentes, para apoiar a Índia na luta para controlar a grave situação ...