pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Ground Handling, Europa

Portugal – Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa com dez novas transportadoras a operar no verão IATA

«Uma dezena de companhias aéreas estreia-se este verão no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com destaque para o reforço da operação de empresas originárias de países da Europa de Leste.
Das dez novas transportadoras a operar em Lisboa desde 27 de março, data que assinala o arranque do verão na aviação comercial, quatro são provenientes da Europa mais oriental – a romena Blue Air, a búlgara Bulgaria Air, a croata Croatia Airlines e a russa Ural Airlines.
Passaram a voar para Lisboa ainda a grega Aegean Airlines, com ligação a Atenas, a espanhola Air Nostrum, a brasileira Azul, a inglesa Monarch e as portuguesas Everjets, para o Funchal, e a Orbest, com voos ‘charter’ para destinos turísticos, como Cancún e Punta Cana.
Em contrapartida, segundo os dados da ANA – Aeroportos de Portugal, Lisboa perdeu duas companhias também da Europa de Leste – a russa Transaero Airlines e a ucraniana Ukraine Airlines.
Do panorama geral, o aeroporto de Lisboa foi o mais atrativo para as companhias aéreas, seguido por Faro, que conquistou duas novas empresas (as ‘low cost’ espanhola Volotea e austríaca Niki), sem perder nenhuma das que já voavam para o aeroporto algarvio.
A novidade no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, foi a Wizzair, companhia aérea de baixo custo da Europa Central e de Leste, com sede na Hungria, com voos para Varsóvia.
Também o aeroporto do Funchal ganhou uma nova companhia, a portuguesa Everjets, que entretanto já pôs fim aos voos regulares entre o continente e a Madeira, prometendo continuar as operações, nomeadamente para o Porto Santo, mas apenas através de voos ‘charter’.
Segundo os dados da gestora aeroportuária, o aeroporto de Lisboa é também o que oferece este verão mais novas rotas, num total de 11, sendo seguido de perto pelo de Faro, que este verão tem oito novas rotas.
O Porto tem três novas (Colónia, Copenhaga e Varsóvia), Funchal e Ponta Delgada uma nova rota (Amesterdão e Providence, no estado norte-americano de Rhode Island, com o retomar dos voos da Sata, respetivamente).»

artigo publicado na página de internet “País ao Minuto”
(25 Maio 2016)

Artigos relacionados

Mais em Europa, Ground Handling (115º de 559 artigos)

«As companhia aéreas britânica e irlandesa são as mais conhecidas no mercado dos bilhetes a baixo custo. Mas há muitas outras opções a passar pelos aeroportos portugueses. ...