pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Ground Handling, Europa

Portugal – Boeing B787-800 aterra pela primeira vez no aeroporto de Faro

Thomson Airways

Eram 8h50 em ponto quando o comandante Richard Ward da Thomson Airways aterrou, pela primeira vez, um Boeing 787-8 na pista 28 de Faro. Até ao final do Verão IATA 2016, todos os domingos teremos na aerogare algarvia a visita deste avião, tecnologicamente avançado, a que o fabricante chamou Dreamliner.
«É um momento que muito nos orgulha e que é também importante para o Aeroporto de Faro. Prova o nosso compromisso para com destinos especiais como o Algarve. É fantástico termos este avião aqui hoje», disse Fiona Downie, responsável da TUI Destination Services para Portugal e Cabo Verde. «Do ponto de vista do cliente, também é muito bom, porque nos dá a oportunidade de lhes fornecer um serviço fantástico, com muita qualidade. Viajar a bordo do Dreamliner é diferente, tem muitas coisas que não estão disponíveis num avião standard. Repare que estas aeronaves são usadas principalmente nas rotas de longo curso, por exemplo, em voos para a Tailândia e para as Caraíbas. Neste caso, estamos a utilizá-lo numa rota muito curta, e apenas fazemos isto para destinos muito especiais. É o caso de Faro», justificou.
«Demonstra bem o nosso compromisso para com Portugal e o Algarve», sublinhou a responsável desta operadora para o mercado nacional. Hoje a TUI tem 13 aviões B787, mas deverá adquirir mais três. «Temos um questionário a bordo sobre a satisfação dos clientes e os comentários têm sido fantásticos, com 94 por cento das respostas darem a pontuação máxima. A verdade é que estamos a elevar bastante o nível do nosso serviço», disse.
Fiona Downie, entre as características especiais da aeronave, destacou «o sistema de iluminação especial ambiental, as janelas grandes, e a separação entre os assentos, com cerca de 44 por cento mais espaço para as pernas» em relação à média nesta indústria. Além do conforto, «que atenua o jetlag, tem um sistema moderno de entretenimento e voa mais rápido», brincou. Fiona Downie confirmou que, nesta primeira viagem, a lotação estava completa, uma tendência que se deverá manter ao Verão IATA 2016.
«Vai estar quase sempre cheio. Este vai ser um ano absolutamente excecional», confirmou. Neste momento (final de maio), «o Aeroporto de Faro está a lidar com mesmo tráfego que teve em agosto do ano passado».
Questionada sobre as obras em curso, «sabemos que têm de ser feitas e estamos a trabalhar muito para minimizar o impacto, e acompanhamos os clientes desde que saem do hotel, até que entram a bordo», concluiu. A imprensa não teve direito a declarações por parte da ANA, devido à política seguida pela VINCI, embora os responsáveis presentes tenham recebido a imprensa com grande cortesia e profissionalismo. Deu direito a uma breve sessão fotográfica na placa e visita ao sofisticado cockpit do B787. A tripulação recebeu uma recordação (doces regionais) para assinalar esta estreia.

Bruno Filipe Pires, adaptação do texto publicado na página de internet “Barlavento
(4 Junho 2016)

 

Artigos relacionados

Mais em Europa, Ground Handling (37º de 560 artigos)

«Uma viatura de ‘catering’ que ia abastecer o avião A320, para depois este fazer o voo da noite Lisboa-Ponta Delgada, encostou-se à aeronave e embateu numa porta, danificando-a, ...