pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Manutenção Aeronáutica, Europa

Portugal – OGMA abre candidaturas para 5.ª edição do Programa Trainee

«Identificar jovens recém-formados para funções-chave e assegurar o crescimento do negócio são os objetivos da OGMA com a promoção da 5.ª edição do Programa Trainee, uma iniciativa anual que procura captar jovens do mundo académico com potencial e prepará-los para a realidade da indústria aeronáutica. As candidaturas abriram a 20 de maio e o programa tem arranque previsto para outubro.
O Programa Trainee disponibiliza 10 vagas destinadas a recém-formados provenientes de áreas de conhecimento como engenharia mecânica, aeroespacial, electrotécnica, de computadores, materiais, química e bioquímica, engenharia e gestão industrial, economia e gestão. A candidatura deve ser enviada por e-mail, para recrutamento@shlportugal.pt. Após esta fase, os candidatos passam por um processo rigoroso de recrutamento e seleção, do qual fazem parte diversas fases, nomeadamente provas de grupo e assessment.
Ana Guimarães, Diretora de Recursos Humanos da OGMA, faz um balanço positivo do Programa Trainee. “Desde 2011 já acolhemos 42 participantes e temos uma taxa de retenção de 70%. Pretendemos com este programa assegurar dois importantes objectivos: identificar jovens quadros que possam ajudar-nos a responder aos constantes desafios do negócio da aeronáutica e assegurar o processo de sucessão para funções chave e de liderança. Tentamos equilibrar o número de vagas com a capacidade de retenção da empresa, o que nos diferencia de outros programas similares que existem no mercado”, afirma Ana Guimarães.
Criado em 2011, o Programa Trainee da OGMA proporciona uma experiência de formação diferenciadora ao longo de 12 meses. Durante este período os trainees são responsáveis pelo desenvolvimento de um projecto considerado de elevado valor acrescentado para a nossa Empresa. Os trainees são acompanhados por tutores (quadros superiores da empresa), que são identificados e preparados previamente para esta função. É responsabilidade dos tutores integrar, desenvolver, avaliar e decidir sobre o desempenho dos trainees nos projetos que se propõem desenvolver. Esta característica permite-nos identificar tutores que pela primeira vez vão experienciar uma função de liderança, acelerando assim o seu processo de desenvolvimento para futuros desafios.
Os trainees iniciam o programa com duas a três semanas de imersão na realidade da OGMA, com uma formação transversal em temas especializados do setor aeronáutico, formação comportamental e visitas às áreas de produção. Um outro momento relevante para conhecimento da realidade da empresa são as “Conversas com os Diretores”, iniciativa que permite ao grupo de formandos ter contacto com o diretor de cada uma das áreas da empresa, proporcionando uma visão geral do negócio e do contributo da sua área para a organização.
Do programa fazem parte três momentos de avaliação que permitem o acompanhamento dos projectos que estão a ser desenvolvidos. Estas apresentações constituem momentos-chave no processo de desenvolvimento e evolução dos trainees e são assistidas por colaboradores das áreas onde os trainees estão inseridos, pelas áreas que se relacionam com os projetos e pela direção da OGMA. A avaliação determina a continuidade dos trainees na empresa.
Para além do Programa Trainee, as iniciativas da OGMA no domínio da formação e desenvolvimento pessoal são dinamizadas através da Academia OGMA, que tem como principal objetivo formar e renovar conhecimentos dos quadros da empresa. A Academia OGMA está organizada por Escolas, que ministram formações com conteúdos pensados para os diferentes níveis de atuação dos seus colaboradores com base numa lógica evolutiva de formação. No contexto do seu relacionamento com a comunidade, a OGMA tem ainda protocolos com outras entidades ligadas ao emprego e ao ensino, como o IEFP e a Escola Secundária Gago Coutinho, em Alverca»

artigo publicado na página de internet “Ogma
(3 Junho 2016)

Artigos relacionados

Mais em Europa, Manutenção Aeronáutica (19º de 397 artigos)

No dia 29 de junho, a OGMA celebrou 99 anos de existência com uma visita oficial de parceiros e representantes do estado à sede em Alverca. ...