pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

A Brisa e a brasileira CCR concorrem à privatização da ANA

brisa ccr

«As empresas anunciaram hoje que vão estar juntas na corrida à venda da gestora aeroportuária, que está calendarizada para este ano.
Num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a Brisa afirma que celebrou hoje com a brasileira CCR um “Memorando de Entendimento com vista à constituição de um agrupamento para avaliar e, eventualmente, concretizar, no quadro do processo de privatização anunciado pelo Governo de Portugal, a oportunidade de aquisição e gestão da ANA e das operações aeroportuárias que a esta incumbem”.
Este acordo surge na sequência da dissolução do consórcio Asterion, criado anteriormente para participar na privatização da gestora aeroportuária estatal e na exploração do novo aeroporto de Lisboa.
“A Brisa e a CCR (…) têm já uma relação histórica assente numa colaboração estreita em projectos concretos e de grande sucesso e identificaram a privatização da ANA e a indústria da gestão aeroportuária como oportunidade”, refere o comunicado, acrescentando que esta privatização se enquadra “no seu leque de competências, nos respectivos planos estratégicos e no projecto de colaboração que pretendem continuar a promover entre si”.
A privatização da ANA está calendarizada para este ano pelo Governo, mas o modelo de venda ainda não é conhecido, nomeadamente no que diz respeito aos aeroportos incluidos na operação. Também em 2012 será aberto o capital da TAP e da CP Carga. Já o processo de venda dos CTT será iniciado este ano.»

Raquel Almeida Correia, artigo publicado no jornal “Público
(23 Abril 2012)

Artigos relacionados

Mais em Notícias (214º de 779 artigos)
ANA Aeroportos

«O caderno de encargos para a privatização da ANA-Aeroportos, publicado em Diário da República, estabelece que os interessados deverão ser operadores ou maiores accionistas de um aeroporto com um ...