pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

A companhia aérea Azul deve se unir à regional Trip

nw-Trip

«RIO – Em mais um movimento de consolidação do setor brasileiro de aviação civil, a companhia aérea Azul vai se fundir com a regional Trip, disseram ao jornal fontes próximas ao alto escalão de uma das empresas. O negócio deve ser anunciado ao mercado nesta segunda-feira depois de cerca de seis meses de conversas entre executivos das aéreas.
Com a operação, antecipada pela colunista Sonia Racy no último sábado, a nova companhia ganhará musculatura e se isolará como terceira grande força da aviação brasileira, posição já ocupada hoje pela Azul, com menor folga. Juntas, as duas aéreas detinham 14,1% do mercado doméstico de passageiros em março, último dado divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). TAM e Gol possuíam, respectivamente, 38,2% e 34,4%.
A concretização do negócio ainda depende do aval da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que deve analisar a parte financeira da operação, e do Conselho Administrativo de Defesa Económica (Cade), responsável por julgar questões relativas a concentração de mercado.
No último dia 10, em um evento realizado no Rio pela revista britânica The Economist, questionado sobre os rumores de que a companhia estaria em negociações com uma concorrente, o fundador da Azul, David Neeleman, não confirmou nem negou a informação. ‘Não há nada que eu possa dizer sobre isso agora’, declarou.

Operação
O grupo de acionistas da Azul vai deter cerca de 80% da nova companhia. Já os investidores da Trip ficarão com os demais 20%. As fontes ouvidas pela reportagem disseram que será Neeleman, empresário norte-americano nascido no Brasil, quem dará as cartas na empresa, mas não souberam detalhar como ficará distribuída, no novo negócio, a participação de cada acionista individual que compõe o capital das duas aéreas.
Hoje, além de Neeleman, fundos de investimentos integram o capital da Azul, entre os quais o Gávea e os estrangeiros TPG e Weston Presidio. Já a Trip tem 20% de suas ações nas mãos da companhia aérea SkyWest, dos Estados Unidos, e o restante estão com os controladores, os grupos Capriolli e Águia Branca. Uma fonte afirmou que é provável que o atual presidente da Trip, José Mario Caprioli, fique com um assento no Conselho de Administração da nova empresa.
O entendimento entre a Azul e a Trip acontece pouco mais de um ano após a empresa regional assinar, com a TAM, um acordo não vinculante para vender 31% de suas ações à líder do mercado doméstico. O negócio, entretanto, acabou não indo para a frente.»

Glauber Gonçalves, artigo publicado na página de internet “Estadão”
(27 Maio 2012)

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

«O conglomerado chinês HNA anunciou num comunicado ao mercado bolsista de Xangai, a venda da participação de 9% que detinha indiretamente na TAP através da Atlantic Gateway ...