pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

A companhia indonésia Lion Air encomenda 234 Airbus A320

nw-Airbus320

«O fabricante europeu Airbus ganhou uma encomenda de 234 aviões da companhia indonésia de baixo custo Lion Air, no valor de 18,4 mil milhões de euros, anunciou hoje a presidência francesa.
Os 234 aparelhos da família A320 representam “o maior contrato de aviação civil” de sempre para a Airbus, adiantou o Eliseu num comunicado, acrescentando que vai criar cinco mil postos de trabalho em França, nos próximos dez anos.
O anúncio foi feito após um encontro entre o presidente francês, François Hollande, e o presidente da Airbus Fabrice Bregier.
A transportadora aérea indonésia low cost Lion Air, que tinha apenas um avião há 13 anos, assina assim a sua segunda grande encomenda em 16 meses, depois de comprar, em 2011, 230 Boeing 737 por 17 mil milhões de euros, apostando forte no boom da aviação naquele arquipélago asiático formado por 17.500 ilhas.
Estas encomendas catapultaram a, até agora, quase desconhecida Lion Air para as manchetes da imprensa mundial.
Esta empresa familiar nasceu do sonho dos irmãos Kusnan e Rusdi Kirana, que a Forbes classifica em 33.º lugar na lista das maiores fortunas da Indonésia.
O crescimento fulgurante do quarto país mais populoso do mundo (mais de 6% ao ano) criou uma classe média ávida pelo avião, com o número de passageiros transportados a aumentar, em média, 20% ao ano.
Actualmente, a Lion Air é o maior transportador aéreo privado da Indonésia.»

artigo publicado no jornal “Público
(18 Março 2013)

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

«São 250 aeronaves que voarão com o selo da companhia indiana IndiGo, a maior daquele país. O acordo vale mais de 24 mil milhões de euros. ...