pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Aeroporto de Beja – Voos “charter” no próximo ano

Aeroporto_Beja

«O aeroporto de Beja poderá receber no próximo ano operações de voos “charter” destinadas a transportar turistas da Alemanha e da Holanda para o Alentejo, revelou hoje à agência Lusa fonte da ANA – Aeroportos de Portugal.
O trabalho de captação de novas operações de voos “charter” para o aeroporto de Beja a partir de mercados previamente identificados pela ANA e pela Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA) “continua a ser realizado, com uma focalização nos mercados alemão e holandês”, disse o porta-voz da ANA, Rui Oliveira.
Segundo o responsável, a focalização nos mercados alemão e holandês está a ser desenvolvida “com vista à materialização de operações” de voos “charter” para o aeroporto de Beja no verão da Associação Internacional de Transporte Aéreo, que vai de março a outubro.
No entanto, frisou, apesar das “diligências no mercado holandês” com vista à realização de operações “charter” a partir deste mercado, “o principal foco dos parceiros” para o verão da Associação Internacional de Transporte Aéreo será “o mercado alemão”.
Em março deste ano, o presidente da Turismo do Alentejo, António Ceia da Silva, já tinha dito à Lusa que a ANA e a ARPTA estavam a trabalhar os mercados alemão e holandês, para serem feitas “a partir de 2012 ou 2013” operações de voos “charter” para o aeroporto de Beja e destinadas a turistas da Holanda e da Alemanha.
Na altura, segundo Ceia da Silva, tratava-se de “contactos exploratórios para que venham a ser feitos para os mercados holandês e alemão contratos idênticos” ao feito para o mercado britânico com o operador turístico Sunvil, o promotor da primeira operação comercial de voos “charter” no aeroporto de Beja.

A operação de Heathrow
A operação, que liga semanalmente o aeroporto de Heathrow, o principal de Londres, e o de Beja, começou a 22 de maio e termina domingo, após 22 operações, num total de 44 voos “charter”.
Cada operação tem vindo a realizar-se ao domingo e incluído dois voos, um Heathrow-Beja e outro Beja-Heathrow, num avião Embraer da companhia aérea British Midland International (BMI) com 49 lugares.
Segundo Rui Oliveira, “em termos estatísticos”, até ao passado domingo, quando se realizou a penúltima operação da ligação entre Londres e Beja, que “correspondeu às expetativas”, mas foi “bastante complicado” convencer operadores turísticos a comprar lugares, desembarcam no aeroporto de Beja 421 passageiros e embarcaram 377, num total de 798.
Além do voo inaugural e dos voos “charter” da operação da Sunvil, o aeroporto de Beja, que, desde que começou a operar, a 13 de abril deste ano, já teve 973 passageiros, recebeu na segunda-feira o primeiro voo privado do operador líder mundial na aviação executiva, a norte-americana Netjets, com o qual a ANA está a trabalhar para captar mais operações do género para a infraestrutura alentejana.
Também o Grupo Vila Vita vai realizar oito voos entre o aeroporto alemão de Estugarda e o de Beja, que vão decorrer durante este mês e novembro, para transportar clientes do grupo para a sua unidade hoteleira no concelho de Beja, a Herdade dos Grous.»

artigo publicado na página de internet “Exame Expresso”
(13 Outubro 2011)

 

 

 

 

 

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

A Hi Fly – Transportes Aéreos, que oferece voos de carga e para passageiros, e usa o aeroporto de Beja para estacionamento e manutenção das aeronaves, mudou a denominação social para Springjet,S.A., ...