pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Aeroporto de Beja – Voos “charter” no próximo ano

Aeroporto_Beja

«O aeroporto de Beja poderá receber no próximo ano operações de voos “charter” destinadas a transportar turistas da Alemanha e da Holanda para o Alentejo, revelou hoje à agência Lusa fonte da ANA – Aeroportos de Portugal.
O trabalho de captação de novas operações de voos “charter” para o aeroporto de Beja a partir de mercados previamente identificados pela ANA e pela Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA) “continua a ser realizado, com uma focalização nos mercados alemão e holandês”, disse o porta-voz da ANA, Rui Oliveira.
Segundo o responsável, a focalização nos mercados alemão e holandês está a ser desenvolvida “com vista à materialização de operações” de voos “charter” para o aeroporto de Beja no verão da Associação Internacional de Transporte Aéreo, que vai de março a outubro.
No entanto, frisou, apesar das “diligências no mercado holandês” com vista à realização de operações “charter” a partir deste mercado, “o principal foco dos parceiros” para o verão da Associação Internacional de Transporte Aéreo será “o mercado alemão”.
Em março deste ano, o presidente da Turismo do Alentejo, António Ceia da Silva, já tinha dito à Lusa que a ANA e a ARPTA estavam a trabalhar os mercados alemão e holandês, para serem feitas “a partir de 2012 ou 2013” operações de voos “charter” para o aeroporto de Beja e destinadas a turistas da Holanda e da Alemanha.
Na altura, segundo Ceia da Silva, tratava-se de “contactos exploratórios para que venham a ser feitos para os mercados holandês e alemão contratos idênticos” ao feito para o mercado britânico com o operador turístico Sunvil, o promotor da primeira operação comercial de voos “charter” no aeroporto de Beja.

A operação de Heathrow
A operação, que liga semanalmente o aeroporto de Heathrow, o principal de Londres, e o de Beja, começou a 22 de maio e termina domingo, após 22 operações, num total de 44 voos “charter”.
Cada operação tem vindo a realizar-se ao domingo e incluído dois voos, um Heathrow-Beja e outro Beja-Heathrow, num avião Embraer da companhia aérea British Midland International (BMI) com 49 lugares.
Segundo Rui Oliveira, “em termos estatísticos”, até ao passado domingo, quando se realizou a penúltima operação da ligação entre Londres e Beja, que “correspondeu às expetativas”, mas foi “bastante complicado” convencer operadores turísticos a comprar lugares, desembarcam no aeroporto de Beja 421 passageiros e embarcaram 377, num total de 798.
Além do voo inaugural e dos voos “charter” da operação da Sunvil, o aeroporto de Beja, que, desde que começou a operar, a 13 de abril deste ano, já teve 973 passageiros, recebeu na segunda-feira o primeiro voo privado do operador líder mundial na aviação executiva, a norte-americana Netjets, com o qual a ANA está a trabalhar para captar mais operações do género para a infraestrutura alentejana.
Também o Grupo Vila Vita vai realizar oito voos entre o aeroporto alemão de Estugarda e o de Beja, que vão decorrer durante este mês e novembro, para transportar clientes do grupo para a sua unidade hoteleira no concelho de Beja, a Herdade dos Grous.»

artigo publicado na página de internet “Exame Expresso”
(13 Outubro 2011)

 

 

 

 

 

Artigos relacionados

Mais em Notícias (366º de 779 artigos)

«A operação de 31 voos “charter” prevista para este ano entre os aeroportos de Dusseldorf e Beja, para transportar turistas da Alemanha para o Alentejo, só deverá realizar-se em 2013, ...