pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Aeroporto de Cabinda regista movimento de cerca de 1500 passageiros/dia

«Luanda – A média diária de passageiros que diariamente transita pelo aeroporto de Cabinda é de aproximadamente mil e 500, na sua maioria turistas, funcionários das companhias petrolíferas e comerciantes, revelou hoje, domingo, naquela cidade, fonte da Empresa Nacional de Navegação Aérea e Exploração de Aeroportos (Enana).
Segundo Celso dos Santos, director do aeroporto local, a estatística aponta que em média são registados 150 movimentos aeronáuticos por semana, assim como cerca de 20 voos diários, distribuídos pelas companhias comerciais e de apoio à indústria petrolífera.
Doze companhias aéreas e agências de viagem operam no recinto, com realce para a companhia nacional de bandeira Taag, que efectua actualmente três voos diários para Cabinda.
Actualmente o aeroporto realiza operações de voo até às 22h00, pois a Taag efectua diariamente o seu terceiro voo no período nocturno.
Além da Taag, adiantou, outras companhias comerciais de menor dimensão realizam entre quatro a cinco voos diários para aquela região.
Em termos de sistemas de apoio a navegação, o aeroporto de Cabinda conta com o VOR/DME, assim como o NDB a funcionar, estando por isso habilitado a receber voos em qualquer período do dia.
A torre de controlo em Cabinda é a responsável pela iluminação da pista em casos de voos nocturno, embora no país já existam aeroportos com sistemas que permitem ao piloto acender automaticamente a pista, estando a uma certa distância da mesma.
O aeroporto de Cabinda possui 54 funcionários, distribuídos em várias áreas, designadamente operacional, de segurança e de apoio. Possui dois geradores de energia alternantes operacionais, pelo que não vive problemas nesse domínio.
A pista tem aproximadamente 2500 metros de comprimento e 70 de largura. O avião crítico é o IL 76, sendo que a placa tem quatro posições para o mesmo.
A aerogare, sala de embarque e desembarque, tem capacidade de acolher, nas horas de maior movimento, aproximadamente 300 passageiros

artigo publicado na página de internet “Angop “
(31 Outubro 2010)


Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

«Soyo – O Aeroporto “general Ndozi”, localizado no município do Soyo, província do Zaire, registou, no ano transacto, um movimento aeronáutico de 18 mil e 508 voos, o que corresponde a 60 ...