pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Aeroporto de Lisboa – Manter a Portela a funcionar vai custar 470 milhões

ANA Aeroportos

«Será necessário gastar cerca de 470 milhões de euros, a preços actuais, para manter o aeroporto da Portela a funcionar até 2050 em padrões mínimos e com uma capacidade de processamento que não vai passar dos 18,1 milhões de passageiros por ano, noticiou o “Diário Económico”.
Esta é uma das conclusões entregues aos Ministérios da Economia e das Finanças pelo grupo de missão que o Governo nomeou para estudar as vantagens comparativas do modelo “Portela+1” com as opções de Montijo, Alverca e Sintra.
Segundo esse estudo, a que o Diário Económico teve acesso, o modelo “Portela+1”, independentemente da opção do aeroporto complementar, irá exigir um investimento de 468 milhões de euros, a preços actuais, para aumentar a capacidade de movimentos de aeronaves por hora e chegar ao patamar máximo de 18 milhões de passageiros por ano.
O estudo do grupo de missão situa-se num horizonte temporal entre 2012 e 2050, e desenvolve um exercício em três etapas para aumentar a capacidade dos actuais 38 movimentos de aviões por hora para um máximo de 50, a ser atingido em 2050, acrescentou a mesma publicação na sua edição de sexta-feira.
Este é o cenário máximo de aumento de capacidade do aeroporto de Lisboa, a partir do qual a Portela irá necessariamente perder qualidade de serviço e padrões de segurança. Na primeira etapa, entre 2012 e 2019, a Portela passaria a poder movimentar entre 41 e 43 aviões por hora.
O investimento necessário nesta etapa seria de cerca de 65 milhões de euros. Neste período, a capacidade de processamento de passageiros poderá passar para 15,5 milhões de pessoas por ano.»

artigo publicado na página de internet “Negócios Online
(28 Setembro 2012)

 

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

O Aeroporto Internacional Adolfo Suárez/Madrid-Barajas (MAD) vai aumentar a sua capacidade em 28% até 2031, para 90 milhões de passageiros anuais, na sequência de um investimento de 2.400 milhões de ...