pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Aeroportos Brasil Viracopos recebe carro de combate a incêndios

Modelo Panther 6x6
Carro bombeiros aeroporto

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), recebeu nessa terça-feira o primeiro “super-camião” de bombeiro adquirido pela concessionária Aeroportos Brasil Viracopos.
O camião, fabricado pela Rosenbauer, é do modelo Panther 6×6. De acordo com a tabela da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Carro de Combate a Incêndio (CCI) pertence ao tipo 5, em uma escala que vai de 1 (menor) a 5 (maior). O modelo já é usado nos principais aeroportos da Europa, Ásia, Oriente Médio e América do Norte. Na cabine do veículo cabem até quatro bombeiros.
Com velocidade média de 115 km/h, motor com 740 cavalos e aceleração de 0-80 km/h em 30 segundos, o veículo tem tração nas seis rodas e comporta 12.500 litros de água, 1.500 litros de Liquido Gerador de Espuma (LGE) e 250 kg de Pó Químico BC. A viatura pesa 35 toneladas carregado e o alcance do jato do canhão superior atinge, em média, 110 metros.
O Panther 6×6 é totalmente automatizado e conta com recursos de alta tecnologia, como computador de bordo, iluminação própria, câmera com infravermelho e visão térmica e sistema electrónico de controle de agentes extintores.
“Investir na segurança operacional é uma das principais preocupações da Aeroportos Brasil Viracopos. Com esse novo veículo, garantimos a categoria dez de segurança contra incêndio em aeroportos, que é a mais alta existente e que permite ao aeroporto receber aviões de grande porte”, disse o diretor-presidente da Aeroportos Brasil Viracopos, Luiz Alberto Küster

adaptação do texto publicado na página de internet “Terra Brasil”
(4 Setembro 2013)

Carro bombeiros panther 6x6

 

 

 

 

 

 

 

 

PISTA73media

 

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)
Carro bombeiros aeroporto

«Aeroportos erguidos no interior do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil foram contemplados com equipamentos de combate a incêndios. As máquinas fazem parte do programa de investimentos em ...