«Um Airbus A380 da Air France colidiu com um outro avião no aeroporto internacional JFK, em Nova Iorque, na noite de segunda-feira, provocando estragos nos dois aparelhos, mas sem fazer feridos.
O Airbus, que transportava 475 passageiros, preparava-se para descolar com destino a Paris quando a sua asa esquerda chocou com a cauda de um avião da Comair – empresa aérea regional que opera voos da Delta Air Lines – com 62 passageiros, que acabava de aterrar vindo de Boston.
Imagens do acidente mostram que o Airbus A380, enquanto taxiava rumo à pista de descolagem, chocou contra a traseira do outro avião – um Bombardier CRJ-700 – que estava imobilizado.
A colisão, que fez o pequeno avião dar uma volta de cerca de 90 graus, não provocou feridos mas os aviões foram obrigados a permanecer no terminal do aeroporto, onde os passageiros abandonaram os aparelhos.
O incidente ocorreu às 20h15 locais (1h15 em Lisboa) e, de acordo com um porta-voz das autoridades dos transportes de Nova Iorque, os investigadores interrogaram os pilotos.
A Air France confirmou o incidente e já assegurou que dará a sua “inteira colaboração” às autoridades americanas no âmbito da investigação que será levada a cabo.
A companhia aérea já adiantou que os voos transatlânticos não serão afetados. O Airbus A380, também conhecido por “superjumbo”, é o maior avião comercial de passageiros da história.
Em Novembro do ano passado, um A380 da transportadora australiana Qantas aterrou de emergência no aeroporto de Singapura, depois de uma avaria na parte traseira de um dos seus quatro motores. O episódio foi classifcado como “incidente sério”.»
artigo publicado no jornal “Público”
(12 Abril 2011)
Depois do fim da análise das autoridades no terreno, a remoção dos restos carbonizados do avião de passageiros envolvido no acidente e as necessárias reparações, as operações na pista C do aeroporto ...