pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Alemanha – Adiada a abertura do novo aeroporto de Berlim

TAP regressa à capital alemã 12 anos depois
nw-Aeroporto_Berlim

«A abertura do novo aeroporto de Berlim, marcada para 03 de junho, foi adiada devido a problemas no sistema de proteção contra incêndios, que impedem a entrada em funcionamento do terminal, anunciou hoje a respetiva administração.
As referidas instalações técnicas “não têm ainda um grau que permita obter a autorização para serem usadas, e por isso o terminal não pode começar a funcionar na data prevista”, disse em Berlim Rainer Schwarz, porta-voz da administração do novo aeroporto.
O mesmo responsável adiantou ainda que a nova data da inauguração só será anunciada após as férias de verão, e que os voos que deveriam ser operados já no novo aeroporto deverão ser efetuados a partir dos atuais aeroportos de Tegel e de Schoenefeld, que deveriam encerrar a três de junho, com a abertura do novo aeroporto, mas que assim se manterão abertos, para tal, estão já a decorrer contactos com as companhias aéreas abrangidas, adiantou ainda Schwarz.
“Esperamos que o novo aeroporto abra o mais depressa possível, logo a seguir às férias do verão, mas não podemos adiantar hoje uma nova data”, disse na mesma conferência de imprensa o burgomestre de Berlim, Klaus Wowereit.
“Ninguém tem de recear, no entanto, não poder ir de férias” por causa de uma eventual supressão de voos, garantiu o autarca berlinense.
O governador de Brandeburgo, Matthias Platzeck, sublinhou, por seu turno, que se espera a abertura de Scheonefeld “o mais tardar na segunda quinzena de agosto”. O novo aeroporto, situado no sudeste de Berlim, em Schoenefeld, já na região vizinha de Brandeburgo, é um projeto ultramoderno de dois mil milhões de euros, com capacidade para acolher mais de 20 milhões de passageiros por ano.
É a segunda vez que a data de abertura é adiada, a inauguração já tinha sido anunciada para novembro de 2011, mas foi protelada por sete meses, devido a atrasos na execução das obras.
O novo adiamento afectará, sobretudo, as duas grandes transportadoras alemãs, a Lufthansa e a Air Berlin, mas também a TAP, que planeia inaugurar a nova rota direta Berlim-Lisboa-Berlim a 05 de junho, a partir do novo aeroporto, e efetuar esta ligação cinco vezes por semana.
A transportadora aérea portuguesa regressa, assim, à capital alemã 12 anos depois de ter suprimido o anterior voo direto Berlim-Lisboa, que na altura operava a partir de Berlim-Tegel, mas que deixou de ser rentável.
“A TAP é hoje em dia uma companhia aérea completamente diferente do que era em 1999, e Berlim também passou a ser uma cidade mais atrativa, quer como mercado, quer como destino turístico”, disse a empresa portuguesa no comunicado de dezembro de 2011 em que anunciou a nova ligação.
A abertura de Berlim-Schonefeld implicará o encerramento definitivo do aeroporto de Tegel, na parte ocidental da cidade, e do atual aeroporto de Schoenefeld, a funcionar nas instalações do antigo aeroporto da capital da Alemanha comunista, Berlim-Leste, desde a reunificação alemã, em 1990.
A mudança seria uma gigantesca operação logística, na noite de dois para três de junho, para reduzir ao mínimo a interrupção do tráfego aéreo na capital alemã, terá agora de ser reformulada, devido ao adiamento da abertura do novo Schoenefeld, entretanto batizado com o nome do malogrado chanceler alemão Willy Brandt.
O outro aeroporto que serviu Berlim durante várias décadas, em Tempelhof, também na parte ocidental, e mesmo no centro da cidade, foi encerrado em outubro de 2008.»

Lusa, artigo publicado na página de internet “Rtp Noticias
(8 Maio 2012)

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

A Eurowings lançou duas novas rotas que ligam o Aeroporto de Berlim (BER) e o Aeroporto de Estugarda (STR) ao Aeroporto Internacional de Dubai (DXB), operando quatro vezes por semana a partir de Berlim e duas ...