pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

ANA – Aeroportos de Portugal promoveu I Encontro de Carga Aérea

Cargueiro

«A ANA – Aeroportos de Portugal organizou e acolheu ontem nas suas instalações o I Encontro de Carga Aérea, que contou com a participação de mais de 70 profissionais de entidades e empresas relacionadas com a atividade de carga aérea.
Entre companhias aéreas, transitários, carga expresso, e autoridades como a alfândega e o INAC, a participação dos vários intervenientes na cadeia de valor desta atividade no nosso país foi bastante significativa, “ultrapassando mesmo as expectativas”, de acordo com Carlos Seruca Salgado, responsável pela área de carga da ANA.
O evento teve lugar durante uma manhã, cabendo a abertura do mesmo a António Morgado, vogal do Conselho de Administração da ANA, à qual se seguiu uma análise estatística da carga aérea ao ano de 2012, apresentada por Daniel Moita da equipa de Carga Aérea.
De seguida, o evento foi preenchido pelo debate em torno de dois painéis complementares. O primeiro foi dedicado ao «Paperless Airport», no qual se começou por abordar a experiencia da alfândega na implementação de processos eletrónicos de importação e exportação em substituição do papel. Este testemunho esteve a cargo da Dra. Bernardete Lopes da Autoridade Tributária e Aduaneira, e foi seguido pela intervenção dos vários elementos que compunham este painel de debate. Estes tiveram oportunidade de referir as suas experiencias e dificuldades com os processos eletrónicos que hoje estão implementados nos aeroportos portuguesas, como o “manifesto de carga eletrónico”. De referir que este painel, que teve a moderação da IATA, na figura de Pedro Rua, foi composto por Rita Costa e Silva (TAP Cargo), José Manuel Santos (Portway), Mário Castro (Groundforce) e Jorge Teixeira (DHL).
O segundo painel abordou uma série de questões relacionadas com o designado “agente reconhecido” e os novos desafios à carga aérea que a legislação pode trazer em termos de segurança. O tema foi apresentado pela Dra. Madalena Paixão do INAC e seguidamente esmiuçado por um painel moderado por Rogério Vieira, Presidente da Associação dos Transitários de Portugal e composto por Rui Madeira (GSA), António Beirão (UTI) e Paulo Quelhas (British Airways).
Segundo Carlos Seruca Salgado, o sucesso deste fórum de reflexão traduziu-se na “ vontade expressa por todos em voltar a ter o II encontro num futuro próximo”.»

artigo publicado na página de internet “Ana Aeroportos”
(28 Fevereiro 2013)

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

A plataforma Enhanced Partner Identification and Connectivity(EPIC) foi criada para simplificar o processo de ligação entre empresas em toda a cadeia de abastecimento de carga aérea. ...