pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

ANA Aeroportos de Portugal – Resultados do 1º trimestre de 2012

ANA Aeroportos

«No 1º trimestre o tráfego de passageiros nos aeroportos cresce 2,9% e resultados líquidos da ANA sobem 8,1%. Com um aumento acumulado no tráfego de passageiros de passageiros de 2,9%, os resultados da ANA no final do 1º trimestre confirmam a solidez financeira da empresa como um dos seus fatores distintivos.
Após um ano em que a empresa apresentou resultados notáveis (2011), o cash-flow operacional (EBITDA) no final do 1º trimestre de 2012 atingiu o montante de 35,3 milhões de euros representando um crescimento de 13,1% face ao período homólogo anterior, quase 9 vezes superior às despesas financeiras. O EBITDA por passageiro servido aumentou cerca de 10%.
O resultado líquido cresceu 8,1% situando-se em 9,8 milhões de euros, resultado de um crescimento de 2,3% dos proveitos operacionais e de uma diminuição dos custos operacionais de 1,5%.
Os resultados alavancados refletem, para além da evolução do tráfego, a estratégia seguida na melhoria da eficiência e racionalização que têm vindo a ser introduzidos na gestão operacional dos aeroportos.

Tráfego de passageiros cresce 2,9% no 1º trimestre
O tráfego de passageiros nos Aeroportos ANA subiu no 1º trimestre deste ano 2,9%, para os 5,06 milhões de passageiros com destaque para o sector tradicional (5,4%). A tendência de subida manifesta-se nos aeroportos de Lisboa e Francisco Sá Carneiro (Porto).
Assim no Aeroporto de Lisboa o número de passageiros processados subiu 5,1% e no Aeroporto do Porto 0,6%, no Aeroporto de Faro registou-se neste período um movimento contrário, com um recuo no processamento de passageiros de -0,2%, o mesmo acontecendo nos aeroportos açorianos geridos pela ANA que registaram uma quebra de -4,4%.
Em termos de mercados destaque para os crescimentos da Holanda, França, Brasil e Alemanha.
Destaque positivo para os desempenhos da TAP Portugal (+157 mil passageiros, uma subida de 7,4%) e Transavia. Neste período, TAP Portugal (44,9%), easyjet (13,0%) e Ryanair (12,4%) processaram 70,3% dos passageiros nos Aeroportos ANA.

Tráfego nos aeroportos
Durante o mês de Março de 2012 o tráfego de passageiros nos Aeroportos ANA revelou um crescimento de 1,3 % (1,9 milhões de passageiros) em relação ao mesmo período do ano transato, com destaque para o crescimento do segmento tradicional (+3,3%).
Esta tendência não foi generalizada nos Aeroportos geridos pela ANA. Assim, enquanto no Aeroporto de Lisboa (3,6%) e no Aeroporto de Faro (0,7%) o tráfego de passageiros cresceu, já no Aeroporto Francisco Sá Carneiro (-1,1%) e os Aeroportos dos Açores geridos pela ANA (-12,3%) assistiu-se a uma retração no número de passageiros processados.
Em termos de mercados, destaque para os crescimentos de França, Holanda e Reino Unido. Destaque positivo para os desempenhos da TAP Portugal (+36,7 mil passageiros, um crescimento de 4,8%) e Transavia. Em Março, TAP Portugal (42,3%), easyjet (13,4%) e Ryanair (13%) processaram 68,7% dos passageiros nos Aeroportos ANA.»

artigo publicado na página de internet “Ana Aeroportos”
(18 Abril 2012)

Artigos relacionados

Mais em Notícias (442º de 779 artigos)
ANA Aeroportos

«Tráfego de Passageiros no mês de Outubro cresce 3,6%, em termos acumulados a procura situa-se nos 7,8% ...