pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

ANA-Aeroportos de Portugal:Número de passageiros cresceu 7,9% em 2010

«Resultados do tráfego de passageiros em 2010 revelam que o segmento de baixo custo voltou a disparar nos aeroportos portugueses
O tráfego de passageiros processados pela ANA – Aeroportos de Portugal em 2010 registou um crescimento de 7,9%, para mais de 25.965 milhões.
A empresa realça, em comunicado, o desempenho do segmento de baixo custo, que aumentou 15,2%, e o crescimento de mercados como o do Brasil, Espanha, França e Itália.
O destaque pela negativa vai para a quebra do Reino Unido, o mercado internacional de maior volume nos aeroportos portugueses.
Em termos de companhias aéreas, a ANA salienta a Ryanair, que cresceu 68%, “em virtude da indução de tráfego conseguida com as novas rotas”, a TAP Portugal, que aumentou 6,6%, e a EasyJet, que subiu 12,1%.
Ainda durante o ano passado, foram inauguradas 54 novas rotas nos aeroportos geridos pela ANA: oito em Lisboa, 15 no Porto, 26 em Faro e cinco nos Açores. Em contrapartida, durante o mesmo período, foram encerradas 15 rotas: seis em Lisboa, três no Porto e seis em Faro.

Porto com crescimento “exponencial”

No Aeroporto de Lisboa, o número de passageiros processados teve um incremento de 6,2% e a ANA destaca a atividade das companhias de aviação TAP, EasyJet e Air Europa.
No Aeroporto do Porto, “a procura registou um forte crescimento, com o crescimento do tráfego de passageiros a crescer 17,1%, com destaque para o crescimento exponencial do segmento low cost (+33,2%)”, adianta a empresa aeroportuária. “Em relação à performance das companhias aéreas, destaque para o excelente desempenho da Ryanair e para a boa performance da EasyJet. Cerca de 64,4% do tráfego de passageiros no Aeroporto do Porto é assegurado em conjunto pela TAP Portugal e pela LCC Irlandesa Ryanair”, sublinha.
No Aeroporto de Faro assistiu-se a um crescimento de 5,7% no tráfego de passageiros, em resultado de um forte desempenho do segmento de baixo custo, que aumentou 12,9%. A ANA destaca o crescimento da Ryanair, que disparou 123,5.
Nos quatro aeroportos geridos pela ANA na Região Autónoma dos Açores, o número de passageiros aumentou 2,1%, “principalmente em resultado da óptima performance do segmento regular tradicional (+5%), a compensar claramente o péssimo desempenho no segmento charter (-30,6%), num conjunto de aeroportos onde o segmento low cost, mesmo registando um apreciável crescimento (+4,1%), é ainda incipiente, representando apenas 0,9% do total”, explica a ANA.

Carga cresce 11,3%
O tráfego de carga aérea nos aeroportos ANA registou um crescimento de 11,3%, de mais 14 mil toneladas, sobretudo baseado na operação dos Aeroportos de Lisboa e Porto.»

Margarida Fiúza, artigo publicado no jornal “Exame Expresso”
(3 Fevereiro 2011)

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

No terceiro trimestre de 2016, o transporte aéreo em Portugal manteve a toada de crescimento comparativamente com o período homólogo. O número de movimentos realizados no conjunto dos aeroportos nacionais ...