pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Angola – INAMET procura financiamento para projectos

nw-Angola_meteo

«O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) continua a trabalhar para garantir o financiamento dos vários projectos inseridos no seu Plano de Desenvolvimento Estratégico, para o período de 2012 a 2018, anunciou hoje (segunda-feira), em Luanda, o seu director técnico, Francisco Osvaldo Neto.
O responsável do INAMET apresentou a informação em entrevista à Angop, a propósito do estado actual de implementação do “Memorando de Entendimento” na área da meteorologia aeronáutica, assinado a 22 de Agosto último, envolvendo quatro entidades nacionais ligadas ao sector da aviação civil em Angola, com vista a melhorar as actuais condições de segurança de voo em todo o território nacional.
O referido entendimento, que vai permitir o reforço da cooperação no sector, envolve o Instituto Nacional de Aviação Civil (INAVIC), o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET), a Força Aérea Nacional de Angola (FANA) e a Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (ENANA).
O documento, disse, foi rubricado “com vista a se encontrar resolução para alguns dos problemas operacionais que afectam, em Angola, a segurança, regularidade e eficiência das operações aéreas”, sendo tais propósitos previstos a serem atingidos em curto prazo, de um a três meses, e médio, de três a doze meses.
Entretanto, apesar disso, o director técnico do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica deu a conhecer que “tecnicamente o programa está já todo concebido, mas ao ter sido assinado depois do orçamento estar já aprovado, a cabimentação das verbas, as vezes, fica muito difícil”, reconheceu.
Diante da situação, o engenheiro Francisco Osvaldo Neto apela às entidades de direito para que considerem a orçamentação do referido programa, para que a meteorologia aeronáutica no país ganhe o seu prestigio, quer no país, como mundialmente a nível da ICAO, que, em breve, vai auditar o INAMET.
A meteorologia aeronáutica é um dos ramos especializados da meteorologia que, em Angola, está sob responsabilidade do INAMET, que é o prestador oficial de serviços meteorológicos para a aviação civil no país. O objectivo desses serviços é o de contribuir para a segurança, regularidade e eficiência das operações aéreas, que devem ser feita de acordo com as normas e padrões internacionais.
No âmbito das suas responsabilidades com a meteorologia aeronáutica, o INAMET tem de assegurar as observações meteorológicas para aeronáutica feitas em estações convencionais ou automáticas, quer para aeródromos, aterragem, de colagem, rotas, as informações para as tripulações documentos de voos como tempo em rota, cartas de ventos, imagens de satélite, previsão de aterragem, entre outros dados.
Esses serviços abrangem igualmente a “vigilância meteorológica nas Regiões de Informação de Voo (FIR), que tem de ser feito continuamente, de 24 a 24 horas, e a informações climáticas para a aeronáutica, que incluem tabelas e sumários climatológicos para os diferentes aeródromos nacionais e outros estudos específicos.»

artigo publicado no jornal “Angola Press”
(3 Outubro 2011)

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

Comunicado do Instituto Nacional da Aviação Civil (INAC) que determina a reabertura do aeródomo com um conjunto de limitações, que se inserem num quadro de condições mínimas de contingência, para a ...