pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Angola – Meteorologia aeronáutica assinado “Memorando de Entendimento”

nw-Angola_meteo

Luanda – Dezoito novos técnicos médios de meteorologia foram formados recentemente pelo Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) para funcionarem nas 15 estações integradas na Rede Mínima de Observações, soube hoje (terça-feira) a Angop, em Luanda, através de uma nota oficial do instituto.
Neste momento, a referida instituição está a criar as condições para poder legalmente admitir os referidos técnicos, que serão igualmente treinados em meteorologia aeronáutica.
De acordo com o texto, “a colocação de técnicos médios de meteorologia nas estações para fins aeronáuticos é de crucial importância para que o INAMET cumpra com os requisitos obrigatórios que são exigidos pelo Sistema de Gestão de Qualidade, que levará à sua certificação pela ICAO.
Desta forma, o INAMET prepara-se para que seja certificado pela ICAO até Novembro de 2012, pelo que deverá adequar a sua prestação de serviços de meteorologia aeronáutica às exigências do mercado mundial da aviação.
Ligado a este aspecto, prende-se também a melhoria da qualidade das previsões meteorológicas para a aeronáutica a serem elaborados com suporte num modelo atmosférico regional, ajustado às condições de Angola, a instalar em Luanda, após a formação especializada de quatro técnicos superiores, previsto no plano.
Entretanto, para resolver o problema o instituto busca por financiamentos e parcerias, daí a assinatura, segunda-feira, do “Memorando de Entendimento” na área da meteorologia aeronáutica, rubricado por quatro entidades nacionais ligadas ao sector da aviação civil em Angola, com vista a melhorar as actuais condições de segurança de voo em todo o território nacional.
O entendimento vai permitir o reforço da cooperação intersectorial no sector entre o Instituto Nacional de Aviação Civil (INAVIC), o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET), a Força Aérea Nacional de Angola (FANA) e a Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (ENANA).

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

Comunicado do Instituto Nacional da Aviação Civil (INAC) que determina a reabertura do aeródomo com um conjunto de limitações, que se inserem num quadro de condições mínimas de contingência, para a ...