pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Angola – TAAG B777-300ER chega sexta-feira a Luanda

nw-TAAG

«Seattle (do enviado especial) – A primeira, de duas aeronaves do tipo 777-300ER adquiridas pelas autoridades angolanas, foi entregue nesta terça-feira pela construtora aeronáutica norte-americana Boeing e chega sexta-feira a capital angolana, num voo directo com partida em Seattle (EUA) e que terá duração aproximada de 16 horas..
A de entrega do avião, baptizado de “Sagrada Esperança”, foi feita pelo vice-presidente da Boeing para o Programa do 777, Larry Loftis , ao presidente do Conselho de Administração da TAAG- Linhas Aéreas de Angola, Pimentel Araújo, na presença de representantes dos ministérios dos Transportes, das Finanças, do Instituto Nacional de Aviação Civil (Inavic), da ENSA, da Embaixada de Angola nos Estados Unidos e de outros convidados.
Orçada em 375 milhões 463 mil 678 dólares 80 cêntimos, as aeronaves 777-300 têm uma capacidade para transportar 293 passageiros nas três classes, sendo 12 lugares na primeira classe, 56 na executiva e 225 na económica, e uma autonomia de voo de 14 mil 685 quilómetros, o que correspondem a 25/ 26 horas de voo.
Com a matrícula D2-TEG, a aeronave foi adquirida no quadro dos contratos de aquisição rubricados segunda-feira em Washington pela TAAG.
Depois da assinatura do certificado de entrega, o PCA da TAAG referiu que com a nova aquisição a instituição que dirige tem como objectivo oferecer maior comodidade aos passageiros, fazendo alusão ao conforto da nova aeronave, principalmente na classe económica, que passou a ser mais espaçosa.
Lembrou que entre a companhia angolana e a construtora norte-americana existe uma cooperação histórica, que remonta desde os primeiros contactos para aquisição do primeiro aparelho do tipo Boeing (1976).
Agradeceu em nome da TAAG a todos que trabalharam para que este dia se tornasse realidade. Por seu turno, o vice presidente da Boeing, Larry Lofts, elogiou a escolha pela TAAG da construtora norte-americana, lembrando a aquisição feita pela companhia em 2006 e desejou maior sucesso a transportadora angolana.
Os contratos para aquisição dos dois novos Boeing 777-300ER pela TAAG foram rubricados sexta-feira última, na sede do EximBank, em Washington, num acto realizado no contexto do acordo comercial aprovado aos 5 de Outubro de 2009 e com base no Decreto Presidencial número 114/11 de 3 de Junho do corrente ano, entre a companhia e a construtora aeronáutica..
A companhia aérea de bandeira opera com os Boeing 777-200ER nas linhas de Lisboa, Pequim, Dubai, Rio de Janeiro, São Paulo, Pretoria e Joanesburgo e com o 737-700 em rotas domésticas e regionais.»

artigo publicado na página de internet “Angola Press”
(15 Junho 2011)

 

 

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

A companhia aérea de bandeira angolana, TAAG, reforça a sua frota com mais duas novas aeronaves Boeing B777 que irão ser utilizadas no aumento das frequências nas rotas Lisboa (Portugal) e Havana (Cuba). ...